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Correndo em ambientes frios

Leia mais sobre hipotermia e hipotermia – comportamento de trilha

Correr em temperaturas mais baixas tende a ser mais agradável e proporciona um melhor desempenho do que correr em ambientes quentes. Mas em ambientes muito frios, com temperaturas mais próximas aos 0ºC, é necessário tomar alguns cuidados para evitar problemas como a hipotermia e especialmente lesões, que tendem a ser mais comuns em ambientes muito frios.

Neste artigo trago algumas dicas que associadas a um bom planejamento e preparo poderão lhe ajudar a treinar e competir sem precisar vivenciar esses problemas.

Ao correr em ambientes mais frios o seu organismo irá precisar consumir mais energia do que em temperaturas mais amenas pois além de alimentar o esforço físico do treino uma boa quantidade de energia será necessária para manter a sua temperatura central a 37ºC e evitar a hipotermia. Se a transição para o ambiente frio for abrupta como em uma viagem a outro país, maior cuidado você deverá ter inclusive sendo recomendável que você faça uma aclimatação se expondo ao ambiente muito frio em doses dando oportunidade para o seu organismo se adaptar

O primeiro passo para evitar problemas é estar ciente e tomar algumas precauções:

-incorpore uma rotina de aquecimento antes do treino em um local abrigado e aquecido, prevenindo lesões musculares e articulares;

-comece devagar, dê oportunidade para o seu organismo se adaptar às condições;

-considere adotar uma rotina de relaxamento após o treino, que também pode ajudar a prevenir lesões;

-escolha vestimentas adequadas protegendo também seus pés e pernas. Considere a ação do vento, que pode reduzir significantemente a temperatura percebida pelo organismo (sensação térmica). Equipamentos que absorvem o suor da pele e são respiráveis ajudarão a regular a temperatura e a otimizar o consumo de energia enquanto um corta-vento irá reduzir a perda excessiva de calor;

-mantenha uma boa alimentação e hidratação e tenha reservas de energia rápida sempre à mão. Lembre-se que você irá precisar de mais combustível para manter o seu organismo na temperatura ideal prevenindo a hipotermia e também lesões.

Cuidados adicionais devem ser observados em temperaturas extremamente baixas e locais com neve e gelo, próximo ou abaixo de 0ºC:

-atenção redobrada para não escorregar (lesões de estiramento muscular são comuns) e cair uma vez que as superfícies se tornam extremamente escorregadias com ou sem neve e gelo. Considere usar um tênis com mais tração e fortalecer grupos musculares das pernas que são menos utilizados na corrida para maior estabilidade. Pode ser necessário modificar o seu passo;

-atenção às lesões de congelamento (ulceração pelo frio ou frostbite) que afetam principalmente as extremidades (mãos, pés, nariz e orelhas) e podem ocorrer dentro de curtos períodos com exposição a temperatura real abaixo de 0ºC. Equipe-se adequadamente e verifique a sensibilidade nesses locais periodicamente.

Correr em ambientes frios pode ser bastante agradável mas considere treinar em ambientes fechados ou na esteira com temperaturas extremamente baixas. Todos os problemas associados com a corrida em ambientes frios podem ser evitados com um bom planejamento, bons equipamentos e preparo, além de uma alimentação e hidratação balanceados e adaptados às novas condições.

Bons Treinos!

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Samanta Chu

Samanta Chu

Representante no Brasil e instrutora da Wilderness Medical Associates International (WMAI Brasil), ministra cursos no Brasil e no exterior desde 2011. Possui formação de Técnico de Emergências Médicas para Áreas Remotas (WEMT – EUA), é membro benfeitor do Grupo de Resgate em Montanha (Joinville, SC) e guia profissional conduzindo grupos em atividades outdoor diversas desde 2007.

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