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Hipotermia – Comportamento de trilha

* Leia mais sobre a hipotermia no artigo escrito anteriormente neste link*

Com a chegada do inverno a aten√ß√£o com a hipotermia deve ser redobrada pois ela pode ocorrer mesmo no Brasil (pa√≠s tropical) e com temperaturas mais amenas, ou seja, n√£o √© necess√°rio estar em um ambiente de baixas temperaturas para entrar em hipotermia, basta apenas que voc√™ perca calor para o ambiente mais frio que voc√™ em quantidade suÔ¨Āciente para a sua temperatura central Ô¨Ācar abaixo dos 37C. Quanto maior a diferen√ßa de temperatura mais rapidamente a perda ir√° ocorrer, por isso √© necess√°rio se equipar e se preparar adequadamente para as condi√ß√Ķes clim√°ticas e evitar o problema.

E como perdemos calor? Na corrida de montanha pela exposição ao ambiente frio combinada com a perda de calor pela atividade física intensa. Mas o que fazer então para evitar a hipotermia nas provas de longa duração ou caso você se perca na montanha?

Seguem aqui algumas dicas de comportamento na montanha que ir√£o ajud√°-lo a minimizar as perdas e evitar o problema:

– Agasalhe-se adequadamente para as condi√ß√Ķes clim√°ticas:

– Evite a transpira√ß√£o excessiva por estar usando muitas camadas de roupa; o suor ‚Äúrouba‚ÄĚ calor do corpo aumentando a perda de energia

РRoupas sintéticas absorvem o suor da pele e são preferíveis em relação a roupas de algodão, que mantém o suor contra a pele aumentando as perdas

– Evite se expor ao vento, especialmente em cristas e topo de montanha. Corra com um cortavento leve (anorak) e pare para descansar em √°reas protegidas do vento. Embora a sensa√ß√£o do vento seja bastante agrad√°vel, ele tamb√©m ‚Äúrouba” calor do corpo mais rapidamente aumentando consideravelmente as perdas

РMantenha-se bem hidratado e alimentado, com reservas de energia. Tenha carboidratos simples sempre à mão (durante o inverno é recomendável portar uma quantidade maior de calorias que você porta no verão)

РTenha um cobertor de emergência em seu kit PS. Ele pode ajudar a evitar a hipotermia caso você se perca na montanha ou enquanto descansa nas provas longas minimizando as perdas de calor

Essas s√£o apenas algumas estrat√©gias para ajud√°-lo a prevenir a hipotermia. O mais importante √© preparar-se adequadamente para as condi√ß√Ķes clim√°ticas, alimentar-se adequadamente antes e durante o treino/corrida e ter os equipamentos adequados. E lembre-se: uma vez que voc√™ come√ßa a entrar em hipotermia voc√™ pode n√£o perceber o que est√° acontecendo e n√£o ter√° condi√ß√Ķes de tomar as provid√™ncias necess√°rias para reverter o problema sozinho.

Bons treinos!

 

 

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Samanta Chu

Representante no Brasil e instrutora da Wilderness Medical Associates International (WMAI Brasil), ministra cursos no Brasil e no exterior desde 2011. Possui forma√ß√£o de T√©cnico de Emerg√™ncias M√©dicas para √Āreas Remotas (WEMT ‚Äď EUA), √© membro benfeitor do Grupo de Resgate em Montanha (Joinville, SC) e guia profissional conduzindo grupos em atividades outdoor diversas desde 2007.

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