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Hipotermia – Comportamento de trilha

* Leia mais sobre a hipotermia no artigo escrito anteriormente neste link*

Com a chegada do inverno a atenção com a hipotermia deve ser redobrada pois ela pode ocorrer mesmo no Brasil (país tropical) e com temperaturas mais amenas, ou seja, não é necessário estar em um ambiente de baixas temperaturas para entrar em hipotermia, basta apenas que você perca calor para o ambiente mais frio que você em quantidade suficiente para a sua temperatura central ficar abaixo dos 37C. Quanto maior a diferença de temperatura mais rapidamente a perda irá ocorrer, por isso é necessário se equipar e se preparar adequadamente para as condições climáticas e evitar o problema.

E como perdemos calor? Na corrida de montanha pela exposição ao ambiente frio combinada com a perda de calor pela atividade física intensa. Mas o que fazer então para evitar a hipotermia nas provas de longa duração ou caso você se perca na montanha?

Seguem aqui algumas dicas de comportamento na montanha que irão ajudá-lo a minimizar as perdas e evitar o problema:

– Agasalhe-se adequadamente para as condições climáticas:

– Evite a transpiração excessiva por estar usando muitas camadas de roupa; o suor “rouba” calor do corpo aumentando a perda de energia

– Roupas sintéticas absorvem o suor da pele e são preferíveis em relação a roupas de algodão, que mantém o suor contra a pele aumentando as perdas

– Evite se expor ao vento, especialmente em cristas e topo de montanha. Corra com um cortavento leve (anorak) e pare para descansar em áreas protegidas do vento. Embora a sensação do vento seja bastante agradável, ele também “rouba” calor do corpo mais rapidamente aumentando consideravelmente as perdas

– Mantenha-se bem hidratado e alimentado, com reservas de energia. Tenha carboidratos simples sempre à mão (durante o inverno é recomendável portar uma quantidade maior de calorias que você porta no verão)

– Tenha um cobertor de emergência em seu kit PS. Ele pode ajudar a evitar a hipotermia caso você se perca na montanha ou enquanto descansa nas provas longas minimizando as perdas de calor

Essas são apenas algumas estratégias para ajudá-lo a prevenir a hipotermia. O mais importante é preparar-se adequadamente para as condições climáticas, alimentar-se adequadamente antes e durante o treino/corrida e ter os equipamentos adequados. E lembre-se: uma vez que você começa a entrar em hipotermia você pode não perceber o que está acontecendo e não terá condições de tomar as providências necessárias para reverter o problema sozinho.

Bons treinos!

 

 

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Samanta Chu

Samanta Chu

Representante no Brasil e instrutora da Wilderness Medical Associates International, ministra cursos no Brasil e no exterior desde 2011. Com formação de Técnico de Emergências Médicas (EMT – EUA), é montanhista e escaladora há 17 anos e praticante de diversas atividades outdoor. Guia profissional, lidera viagens e expedições em ambientes naturais com caminhada, escalada/atividades verticais e caiaque oceânico há 10 anos.

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