Menu Filtro

Unha preta ou caída, como evitar?

Na corrida de montanha problemas com unhas dos pés são relativamente comuns. Mas o que fazer? Será necessário ter unha pretas para ser um corredor de verdade? Claro que não!

Unhas pretas comumente ocorrem devido ao trauma repetitivo do dedos dos p√©s se chocando contra o t√™nis ou de um hematoma subungueal, (quando ocorre ac√ļmulo de sangue embaixo da unha) e tendem a se resolver sozinhos dentro de alguns meses sem cuidados especiais (a n√£o ser evitar novo trauma, √© claro!).

> Trauma

A maior parte dos casos n√£o exige cuidados especiais. CertiÔ¨Āque-se que seu cal√ßado √© adequado, com folga na parte da frente e que est√° amarrado adequadamente, permitindo espa√ßo para seus p√©s incharem e os dedos n√£o encostarem na frente nas descidas. Utilize meias sint√©ticas e meias espec√≠Ô¨Ācas para corrida, evitando a reten√ß√£o de suor nos p√©s, pontos de fric√ß√£o e volume excessivo. Casos mais s√©rios podem levar ao descolamento da unha do leito ungueal e sua queda. A boa not√≠cia √© que uma nova unha dever√° nascer logo em seguida, mas pode levar at√© um ano para ela crescer completamente.

> Hematomas subungueais

Podem ocorrer pelo trauma repetitivo (longas corridas, maratonas) ou com trauma signiÔ¨Ācativo (derrubando um objeto pesado sobre o p√©). Eles podem causar dor consider√°vel e at√© ser necess√°rio aliviar a press√£o sob a unha, procedimento idealmente realizado por um especialista (procedimentos caseiros podem n√£o ser eÔ¨Ācazes e levar a infec√ß√Ķes).

> Outras causas:

Infec√ß√Ķes fungais (deixam a unha preta, marrom, amarelada ou outras cores) e melanoma (c√Ęncer de pele), que se expressam debaixo da unha.

Em todos os casos evite aplicar pressão sobre os dedos para reduzir a dor e favorecer a recuperação da unha. Se o problema for recorrente experimente diferentes estratégias para identificar a causa e evitar novos eventos.

Caso você não perceba nenhum tipo de melhora após vários dias ou a dor seja significativa é recomendado consultar um especialista (podólogo) para uma avaliação mais detalhada. Em geral, calçado inadequado (muito pequeno/grande/estreito/frouxo) é a principal causa de problemas com as unhas e embora a maioria dos corredores experientes já deva ter perdido alguma unha os problemas não são regras e muitas vezes podem ser facilmente evitados.

Bons treinos!

There are no responses so far.

Samanta Chu

Representante no Brasil e instrutora da Wilderness Medical Associates International (WMAI Brasil), ministra cursos no Brasil e no exterior desde 2011. Possui forma√ß√£o de T√©cnico de Emerg√™ncias M√©dicas para √Āreas Remotas (WEMT ‚Äď EUA), √© membro benfeitor do Grupo de Resgate em Montanha (Joinville, SC) e guia profissional conduzindo grupos em atividades outdoor diversas desde 2007.

Patrocínio

Apoio