Menu Filtro

Unha preta ou caída, como evitar?

Na corrida de montanha problemas com unhas dos pés são relativamente comuns. Mas o que fazer? Será necessário ter unha pretas para ser um corredor de verdade? Claro que não!

Unhas pretas comumente ocorrem devido ao trauma repetitivo do dedos dos pés se chocando contra o tênis ou de um hematoma subungueal, (quando ocorre acúmulo de sangue embaixo da unha) e tendem a se resolver sozinhos dentro de alguns meses sem cuidados especiais (a não ser evitar novo trauma, é claro!).

> Trauma

A maior parte dos casos não exige cuidados especiais. Certifique-se que seu calçado é adequado, com folga na parte da frente e que está amarrado adequadamente, permitindo espaço para seus pés incharem e os dedos não encostarem na frente nas descidas. Utilize meias sintéticas e meias específicas para corrida, evitando a retenção de suor nos pés, pontos de fricção e volume excessivo. Casos mais sérios podem levar ao descolamento da unha do leito ungueal e sua queda. A boa notícia é que uma nova unha deverá nascer logo em seguida, mas pode levar até um ano para ela crescer completamente.

> Hematomas subungueais

Podem ocorrer pelo trauma repetitivo (longas corridas, maratonas) ou com trauma significativo (derrubando um objeto pesado sobre o pé). Eles podem causar dor considerável e até ser necessário aliviar a pressão sob a unha, procedimento idealmente realizado por um especialista (procedimentos caseiros podem não ser eficazes e levar a infecções).

> Outras causas:

Infecções fungais (deixam a unha preta, marrom, amarelada ou outras cores) e melanoma (câncer de pele), que se expressam debaixo da unha.

Em todos os casos evite aplicar pressão sobre os dedos para reduzir a dor e favorecer a recuperação da unha. Se o problema for recorrente experimente diferentes estratégias para identificar a causa e evitar novos eventos.

Caso você não perceba nenhum tipo de melhora após vários dias ou a dor seja significativa é recomendado consultar um especialista (podólogo) para uma avaliação mais detalhada. Em geral, calçado inadequado (muito pequeno/grande/estreito/frouxo) é a principal causa de problemas com as unhas e embora a maioria dos corredores experientes já deva ter perdido alguma unha os problemas não são regras e muitas vezes podem ser facilmente evitados.

Bons treinos!

There are no responses so far.

Samanta Chu

Samanta Chu

Representante no Brasil e instrutora da Wilderness Medical Associates International, ministra cursos no Brasil e no exterior desde 2011. Com formação de Técnico de Emergências Médicas (EMT – EUA), é montanhista e escaladora há 17 anos e praticante de diversas atividades outdoor. Guia profissional, lidera viagens e expedições em ambientes naturais com caminhada, escalada/atividades verticais e caiaque oceânico há 10 anos.

Patrocínio

Apoio