Menu Filtro

Lesão por Esforço Repetitivo

As lesões por excesso repetitivo são decorrentes do uso repetitivo de uma parte do corpo e merecem atenção pois podem se tornar lesões mais sérias e que irão permanecer o resto da vida se não administradas adequadamente. Entre as lesões mais comuns nas corridas estão o “joelho de corredor”, a fascite plantar (inflamação do tecido da planta do pé), fraturas por estresse e tendinite; de forma geral, elas ocorrem em decorrência de algum tipo de inflamação dos tecidos, tendões ou musculatura. O ideal é reduzir a atividade nos estágios iniciais e buscar o atendimento médico especializado para identificar a raiz do problema.

Sintomas

Variam de acordo com o problema específico mas de forma geral as lesões estão associadas com algum sintoma de dor localizada (associada com o exercício ou mesmo em descanso), inchaço ou dormência no local afetado.

Causas

Entre os diversos elementos que podem levar a lesões de esforço repetitivo estão a pisada inadequada, anatomia, excesso de treino, desequilíbrio/fraqueza muscular, desgaste articular, alimentação e calçado inadequados.

Tratamento

Descanso/redução das atividades, gelo, antiinflamatórios, fisioterapia e consulta a um profissional especializado em caso de dor recorrente e que persiste ao longo dos dias/semanas. Muitas vezes o profissional irá solicitar exames de imagem para um diagnóstico mais preciso. Uma boa alimentação, hidratação e descanso (sono) também irão contribuir para uma melhor recuperação.

Prevenção

Aquecimento e alongamento da musculatura antes e após o treino, manter uma boa postura durante a corrida, ter um bom planejamento, buscar orientação de um profissional durante os treinos, variar o treino e intensidade criando oportunidades para o organismo descansar, repouso e hidratação adequados e boa alimentação.

Dores fazem parte dos treinos prolongados e podem não ser nada mais que um desgate físico, mas dores persistentes, pontuais e recorrentes costumam estar associadas com lesões específicas. Reduza a intensidade dos treinos, observe e busque o atendimento adequado em caso de dúvida para evitar que o problema se agrave e se torne uma lesão permanente.

Bons Treinos!

There are no responses so far.

Samanta Chu

Samanta Chu

Representante no Brasil e instrutora da Wilderness Medical Associates International, ministra cursos no Brasil e no exterior desde 2011. Com formação de Técnico de Emergências Médicas (EMT – EUA), é montanhista e escaladora há 17 anos e praticante de diversas atividades outdoor. Guia profissional, lidera viagens e expedições em ambientes naturais com caminhada, escalada/atividades verticais e caiaque oceânico há 10 anos.

Patrocínio

Apoio