Menu Filtro

É seguro beber água não tratada na trilha?

Fontes naturais de água contêm vírus, bactérias e protozoários causadores de doenças mesmo que a água seja cristalina.  Alguns desses patógenos, como Giardia e E. coli, podem causar problemas mais sérios como uma infecção e desidratação severa e estão associados com a contaminação fecal-oral (má higiene ou presença de coliformes fecais na água).

Tratando a água

Existem basicamente 4 maneiras de se tratar a água para o consumo: utilizando químicos, calor, filtragem e raios UV. Na corrida de montanha o método mais prático e bastante seguro de tratar a água é o uso de químicos, como cloro – na forma de gotas ou pastilhas – mas deve-se aguardar diversos minutos para que a água esteja adequada para o consumo.

Isso significa que não posso beber água pura da montanha, sem produtos químicos? Claro que não! Apenas tenha o cuidado de avaliar a fonte de água antes do consumo para evitar problemas. Em geral as fontes mais seguras são próximas a topo de montanha/crista e afastadas da circulação de pessoas e animais, especialmente gado. Em caso de dúvida é melhor tratar a água do que tratar um problema que afeta a sua saúde e poderia ter sido facilmente evitado.

Bons treinos!

There are no responses so far.

Samanta Chu

Samanta Chu

Representante no Brasil e instrutora da Wilderness Medical Associates International, ministra cursos no Brasil e no exterior desde 2011. Com formação de Técnico de Emergências Médicas (EMT – EUA), é montanhista e escaladora há 17 anos e praticante de diversas atividades outdoor. Guia profissional, lidera viagens e expedições em ambientes naturais com caminhada, escalada/atividades verticais e caiaque oceânico há 10 anos.

Parceiros

Apoio