Menu Filtro

Correndo em ambientes quentes

Ao correr em ambientes muito quentes, especialmente se você costuma treinar em temperaturas mais amenas, é necessário tomar alguns cuidados para evitar problemas relacionados ao calor,como a desidratação e a hipertermia. Neste artigo trago algumas dicas que associadas a um bom planejamento e preparo poderão lhe ajudar a treinar e competir sem precisar vivenciar esses problemas.

Independentemente se este é o seu primeiro verão praticando trail running, se é a sua primeiracompetição no deserto ou se você decidiu manter os treinos durante as férias de verão, quando você for correr em um ambiente muito mais quente do que costuma treinar é preciso ter em mente que o seu organismo irá precisar gastar bastante energia tentando manter a temperatura central do seu corpo a 37ºC, e portanto terá menos energia para oxigenar os seus músculos e cumprir as demais funções fisiológicas que a corrida exige. Como consequência a sua performance não será a mesma, você irá transpirar muito mais (exceto em regiões muito áridas/desérticas), ficará cansada/cansado mais rapidamente e estará propenso a desenvolver um dos problemas associados ao calor mencionado acima.

O primeiro passo para evitar problemas é estar ciente e tomar algumas precauções:

– Comece devagar: uma vez que o seu organismo precisa gastar energia tentando manter a temperatura central do corpo a 37ºC e evitar o super aquecimento é importante você começar os treinos em um ritmo mais lento, dando oportunidade para o seu organismo se adaptar

– foque no ritmo do treino, não no tempo;

– Evite os horários mais quentes do dia: dê preferência para treinos no começo da manhã e final do dia, evitando os picos de calor e de exposição ao sol, também minimizando o risco de sofrer queimaduras de sol. Se não for possível evitar a exposição reduza a intensidade da corrida;

– Se hidrate adequadamente: não é necessário ingerir litros e litros de água antes/após o treino (beber água em excesso também pode causar problemas sérios como a hiponatremia associada ao esforço físico), mas como perdemos muito calor pela evaporação você irá necessitar se
hidratar mais do que o habitual, especialmente em locais mais áridos/desérticos. Planeje-se adequadamente, leve mais água do que o de costume e beba para saciar a sua sede.

Apesar dos problemas associados ao calor serem potencialmente muito sérios, podendo levar à morte de um corredor, com bom planejamento e preparo é possível evitá-los. Seja paciente, faça a sua parte, dê oportunidade para o seu organismo se adaptar e fique atento ao comportamento dos seus amigos e colegas de corrida. Muitos problemas causam alterações de estado mental como um sinal precoce, na dúvida pare atividade e busque atendimento médico.

Bons treinos!

There are no responses so far.

Samanta Chu

Samanta Chu

Representante no Brasil e instrutora da Wilderness Medical Associates International (WMAI Brasil), ministra cursos no Brasil e no exterior desde 2011. Possui formação de Técnico de Emergências Médicas para Áreas Remotas (WEMT – EUA), é membro benfeitor do Grupo de Resgate em Montanha (Joinville, SC) e guia profissional conduzindo grupos em atividades outdoor diversas desde 2007.

Patrocínio

Apoio