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Correndo em ambientes quentes

Ao correr em ambientes muito quentes, especialmente se você costuma treinar em temperaturas mais amenas, é necessário tomar alguns cuidados para evitar problemas relacionados ao calor,como a desidratação e a hipertermia. Neste artigo trago algumas dicas que associadas a um bom planejamento e preparo poderão lhe ajudar a treinar e competir sem precisar vivenciar esses problemas.

Independentemente se este √© o seu primeiro ver√£o praticando trail running, se √© a sua primeiracompeti√ß√£o no deserto ou se voc√™ decidiu manter os treinos durante as f√©rias de ver√£o, quando voc√™ for correr em um ambiente muito mais quente do que costuma treinar √© preciso ter em mente que o seu organismo ir√° precisar gastar bastante energia tentando manter a temperatura central do seu corpo a 37¬ļC, e portanto ter√° menos energia para oxigenar os seus m√ļsculos e cumprir as demais fun√ß√Ķes fisiol√≥gicas que a corrida exige. Como consequ√™ncia a sua performance n√£o ser√° a mesma, voc√™ ir√° transpirar muito mais (exceto em regi√Ķes muito √°ridas/des√©rticas), ficar√° cansada/cansado mais rapidamente e estar√° propenso a desenvolver um dos problemas associados ao calor mencionado acima.

O primeiro passo para evitar problemas √© estar ciente e tomar algumas precau√ß√Ķes:

– Comece devagar: uma vez que o seu organismo precisa gastar energia tentando manter a temperatura central do corpo a 37¬ļC e evitar o super aquecimento √© importante voc√™ come√ßar os treinos em um ritmo mais lento, dando oportunidade para o seu organismo se adaptar

– foque no ritmo do treino, n√£o no tempo;

РEvite os horários mais quentes do dia: dê preferência para treinos no começo da manhã e final do dia, evitando os picos de calor e de exposição ao sol, também minimizando o risco de sofrer queimaduras de sol. Se não for possível evitar a exposição reduza a intensidade da corrida;

РSe hidrate adequadamente: não é necessário ingerir litros e litros de água antes/após o treino (beber água em excesso também pode causar problemas sérios como a hiponatremia associada ao esforço físico), mas como perdemos muito calor pela evaporação você irá necessitar se
hidratar mais do que o habitual, especialmente em locais mais áridos/desérticos. Planeje-se adequadamente, leve mais água do que o de costume e beba para saciar a sua sede.

Apesar dos problemas associados ao calor serem potencialmente muito s√©rios, podendo levar √† morte de um corredor, com bom planejamento e preparo √© poss√≠vel evit√°-los. Seja paciente, fa√ßa a sua parte, d√™ oportunidade para o seu organismo se adaptar e fique atento ao comportamento dos seus amigos e colegas de corrida. Muitos problemas causam altera√ß√Ķes de estado mental como um sinal precoce, na d√ļvida pare atividade e busque atendimento m√©dico.

Bons treinos!

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Samanta Chu

Representante no Brasil e instrutora da Wilderness Medical Associates International (WMAI Brasil), ministra cursos no Brasil e no exterior desde 2011. Possui forma√ß√£o de T√©cnico de Emerg√™ncias M√©dicas para √Āreas Remotas (WEMT ‚Äď EUA), √© membro benfeitor do Grupo de Resgate em Montanha (Joinville, SC) e guia profissional conduzindo grupos em atividades outdoor diversas desde 2007.

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