Menu Filtro

Assaduras

Assaduras são um problema relativamente comum entre corredores. Elas geralmente são resultado do atrito da pele com pele (entre as pernas ou nas axilas), pele com a roupa (atrito da camiseta, top ou shorts) ou até mesmo pele com monitor cardíaco em movimentos repetitivos e podem chegar a causar feridas em carne viva. A pele muito úmida pela transpiração em dias muito quentes e úmidos ou chuvosos tende a agravar o problema e utilizar equipamentos adequados é o primeiro passo para evitar assaduras, mas há outras estratégias para evitá-las e para tratá-las.

Prevenção

Para prevenir essas lesões bastante desconfortáveis preste atenção ao seu corpo durante o treino. Se houver alguma área que causa incômodo procure identificar o local e a causa: é o tipo de tecido, o desenho do shorts, a presença de uma costura, é atrito de pele com pele? Dê preferência a roupas sintéticas, que absorvem o suor e evitam o seu acúmulo na pele, considere usar legging/bermuda de lycra ou de compressão para evitar assaduras entre as pernas; evite top ou sutiã muito justo e preste atenção às costuras nas peças de roupa pois eles irão contribuir para a formação de assaduras.

Adicionalmente, é importante manter uma hidratação adequada pois uma pele bem hidratada é menos propensa a assaduras e a transpiração abundante irá evitar que cristais de sais se acumulem na pele agravando o problema. Outra opção é a aplicação de cremes e pomadas lubrificantes/para assaduras nas áreas afetadas, de preferência antes da corrida. Em caso de feridas nos mamilos (mais comum nos homens) uma alternativa é colocar curativo sobre os mamilos com antecedência.

Após assaduras

Uma vez que as assaduras tenham ocorrido lave a área com água morna (evite água muito quente) e sabão. Seque a área gentilmente, evitando esfregar a toalha sobre a assadura, e aplique uma fina camada de pomada antibiótica sobre a região para evitar infecções de pele. Utilize roupas leves e frouxas e cubra a ferida com gaze se necessário. Feridas mais superficiais devem se recuperar dentro de alguns dias mas caso a lesão permaneça e não esteja demonstrando sinais de melhora após 2-3 dias, houver vermelhidão intensa, estiver aumentando de tamanho, apresentar bolhas ou pus é recomendável procurar atendimento médico.

As assaduras podem ser facilmente evitadas mas o processo pode exigir alguma atenção e um pouco de tentativa e erro até você encontrar as soluções que melhor atendem às suas necessidades. Preste atenção aos detalhes (se a sua mochila ou sistema de hidratação está bem ajustado e não causando mais atrito), teste alguns cremes e pomadas até encontrar o que lhe agrada e pode até ser necessário você aparar ou depilar certas regiões do corpo (virilha, axila) para controlar/eliminar o atrito. E não se esqueça de permitir que seu corpo se recupere das lesões antes de voltar a correr!

Bons treinos!

There are no responses so far.

Samanta Chu

Representante no Brasil e instrutora da Wilderness Medical Associates International (WMAI Brasil), ministra cursos no Brasil e no exterior desde 2011. Possui formação de Técnico de Emergências Médicas para Áreas Remotas (WEMT – EUA), é membro benfeitor do Grupo de Resgate em Montanha (Joinville, SC) e guia profissional conduzindo grupos em atividades outdoor diversas desde 2007.

Patrocínio

Apoio