Menu Filtro

Acidente com raio

É seguro correr durante uma tempestade? Bem, seguramente não!!

Mais de uma centena de pessoas morrem no Brasil todos os anos em decorrência de acidentes com raio e um número muito maior de pessoas são atingidas indiretamente e sobrevivem ao evento, que é na verdade o mais comum. Aqueles que são atingidos diretamente provavelmente não sobreviverão ou terão graves lesões com sequelas permanentes.

Então, o que fazer? Seguem algumas dicas para saber como se comportar e diminuir chance de você ser atingido:

– A melhor maneira de evitar um acidente é a prevenção, evitando a exposição. Verifique a previsão do tempo e fique em casa com previsão de tempestade, especialmente se o percurso de sua corrida passar por crista de montanha ou grandes áreas descampadas/abertas.

– A descarga elétrica irá percorrer pelo solo, árvores (e seus galhos e raízes), cercas, superfícies rochosas e rios até se dissipar. Você pode ser atingido por raios secundários vindos de cima (galho de árvore) ou debaixo (solo, raízes), portanto evite ser o caminho mais curto até o chão e isole-se do solo se possível; sentar sobre o capim ou tufo de mato é mais seguro do que diretamente sobre uma superfície de pedra. Superfícies rochosas irão conduzir eletricidade com mais facilidade do que o solo.

– Se você já estiver correndo quando a tempestade se aproximar procure abrigo: vá para áreas mais baixas (da crista em direção ao vale), procure áreas de floresta se possível e não fique debaixo de uma árvore isolada (a probabilidade dela ser atingida é grande e você pode ser atingido por consequência).

– Caso alguém seja atingido esteja preparado para oferecer os primeiros socorros e faça uma boa avaliação no paciente. Uma variedade de lesões pode ocorrer: queimaduras, ossos quebrados, cortes e até mesmo parada cardiorrespiratória – esteja preparado para oferecer suporte básico de vida.

Em resumo, quando houver tempestade fique em casa e treine na esteira; se já estiver treinando ou competindo procure abrigo imediatamente!

Bons treinos!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

There are no responses so far.

Samanta Chu

Samanta Chu

Representante no Brasil e instrutora da Wilderness Medical Associates International, ministra cursos no Brasil e no exterior desde 2011. Com formação de Técnico de Emergências Médicas (EMT – EUA), é montanhista e escaladora há 17 anos e praticante de diversas atividades outdoor. Guia profissional, lidera viagens e expedições em ambientes naturais com caminhada, escalada/atividades verticais e caiaque oceânico há 10 anos.

Parceiros

Apoio