Menu Filtro

Você está pronto para traçar seus objetivos?

Em um mundo onde cada vez mais o conforto, sedentarismo e conseguir alcançar metas sem a dedicação necessária é considerado o rei supremo do estilo de vida atual, praticar uma modalidade esportiva ou exercícios físicos é uma rara oportunidade de se materializar a necessidade do ser humano em se esforçar para se obter algo como saúde, melhor qualidade de vida, estética e performance.

É natural do ser humano acreditar que a virada do ano possa trazer a possibilidade de uma nova lista de metas a se conquistar (ou pelo menos a intenção de conseguir cumprir as metas). Para a população de atletas ou praticantes amadores comprometidos (iniciantes ou experientes), geralmente, é o momento de se traçar as estratégias da próxima temporada para participar de competições e provas, melhorar o tempo, aperfeiçoar a técnica, aumentar a força, ser mais eficiente na economia do movimento, lapidar a alimentação para obter a ótima relação entre consumo energético e ingestão de alimentos e, principalmente, buscar orientação adequadas de treinadores experientes para que toda essa estruturação desse processo não se transforme em lesões e frustrações e venha a ser uma temporada cheia de orgulho e quebras de RP (recordes pessoais).

Pense que suas metas concentram sua energia e esforços na direção em que você deseja ir, é escolher seu destino de fato. Isso é algo importante e valioso demais para ser esquecido na primeira vez que se confronta com um obstáculo. Não se permita desistir na primeira vez que saiu da linha, perdeu o treino ou saiu da dieta. Não jogue tudo para o alto. Acredite em você e tente mais vezes, se esforce mais, empurre-se físicamente para ajudadá-lo a aprender a abraçar situações desconfortáveis e se superar, você vai conseguir.  Afinal, é o “seu” destino e quem o escolhe é você.

Vamos começar a traçar seus planos para 2019? A seguir, colocaremos alguns passos importantes, os quais nos balizamos em pesquisas e estudos importantes e atuais tanto na comunidade cientifica comop também em depoimentos de treinadores experientes e renomados.

Visualize seu sucesso.

Nesse momento visualize seu ano, sua temporada. Quando você imagina seu ano até o fim, você se vê satifeito e bem sucedido? Você está terminando uma longa prova? Você usou a bicicleta para ir trabalhar na maioria dos dias? Aprendeu a nadar ou surfor? Escalou uma montanha? Completou aquela trilha que tanto queria? Desceu aquele rio remando? Está em pe no pódio?

  Nesta fase você está tentando achar uma imagem importante para seu ano. Pense realmente o que significa para você ser bem sucedido, importante para você. Talvez para você, “sentir-se bem ou bem sucedido” signifique dormir melhor, se alimentar de forma saudavel ou encontrar uma nova paixão. O importante aqui é visualizar quem você é quando se sente bem-sucedido, assim, você entenderá “seu destino ideal” antes de desenvolver sua meta e criar um caminho em direção a ela.

Estabeleça seus objetivos.

Considere como atingir (não se sobre-carregue), em relação ao tempo, estabeleça prazos tangíveis e razoáveis, flexibilidade e inspeiração para se manter focado em todo processo, esteja atento aos passos ao longo do caminho. Você pode dividir suas metas em duas categorias básicas e avaliá-las de tempos em tempos: categorias quantificaveis e mensuraveis ( quilometragem, arquitetura corporal, desempenho) e; categorias emocionais, subjetivas (confiança, resiliência, stress). Escreva seu objetivos em suas notas no celular, na agenda ou em um pedaço de papel, isso às tornará algo real e passível de materialidade e mensuração.

Construa o mapa da rota que irá percorrer.

Um bom caminho para conquistar sua meta é ancorar sua temporada em provas, corridas, competições se for atleta ou se for buscar saúde ou estética é possível ancorar sua temporada em testes de força, lactato, flexibilidade, funcionalidade e avaliações físicas. Após isso, é periodizar seus treinos e suar muito a camisa.

Lembre-se o cérebro, como qualquer outro músculo, exige muito treino para que ele o ajude a manter suas emoções, stress e resiliência trabalhando a seu favor. Seja consistente, seu percurso deve ser divertido em alguns momentos e superar os treinos mais sofridos de maneira perseverante. Se compartilhar seus treinos nas redes sociais é importante para você, compartilhe!

Esta é sua jornada, vá em frente e se dedique! Desejo a você uma ótima temporada e um ano fantástico!

Referências: 

McCusker,Carrie.https://www.trainingpeaks.com/blog/how-to-set-real-goals-for-your-next-season/ Acesso em 02/01/19

Stulberg, Brad. https://ylmsportscience.com/2016/07/25/how-exercise-shapes-you-far-beyond-the-gym-by-ylmsportscience/ Acesso em 02/01/19

There are no responses so far.

Alan Schmidt

Alan Schmidt

Diretor executivo e treinador na Bio Eco Esportes. Periodiza e administra treinamentos personalizados esportivos indoor e outdoor no Brasil e exterior desde 2001 e com diversos atletas em seleções nacionais de canoagem slalom e natação, bem como atletas amadores em Montain bike, Triathlon, travessias, Rafting e Corrida. Com formação e mestrado em Educação Física.

Patrocínio

Apoio