Menu Filtro

Treinar com filhos

Você é mãe e adoraria treinar com seus filhos pequenos mas fica insegura, não sabe se deve, devido a idade, então esse artigo é pra você!
O meu TCC de fim de curso na Faculdade de Educação Física foi justamente sobre treinamento para crianças e dentre os vários estudos que fizemos, posso destacar dois autores que dizem o seguinte:

A melhoria adicional da relação entre carga/força , possibilita às crianças um maior domínio sobre seu corpo . Isto é explicado pelo fato de que entre 10 e 11 anos, o aparelho vestibular (órgão do equilíbrio) e os demais sistemas cerebrais de análise , quase atingem sua maturidade, ( Demeter, 1981) .

Por isso, movimentos altamente difíceis já podem ser aprendidos e dominados nessa idade , em crianças prévia e oportunamente preparadas, em uma fase anterior. Nessa faixa etária há ainda uma enorme necessidade de movimentação que associada à vontade da criança em “poder fazer “ e à sua disposição para riscos, exerce uma grande influência sobre o desenvolvimento motor. Essa faixa etária representa uma fase decisiva para a aptidão esportiva posterior; o que não for aprendido nessa fase só será aprendido posteriormente a custo de muito esforço. ( Jurgen Weineck)

Além de tantas outras evidências, essas, que são estudos científicos sérios no campo do treinamento esportivo, embasam bastante o argumento de que sim, você pode treinar com crianças respeitando , claro a individualidade biológica delas e principalmente a tabela de percepção de afeto. Ou seja, os pequenos tem que gostar de praticar a atividade em questão.

Atividades como circuito na areia são excelentes pois geralmente as crianças adoram e nem percebem que estão se exercitando.
Sendo assim, não precisa deixar seu filho ou filha em casa na hora do treino. Leve-os com você .

E em tempos de quarentena, monte circuitinhos em casa e já comece a estimulá-los a praticarem esse tipo de atividade física.

There are no responses so far.

Lilia Godoi

Lilia Godoi

Lilia Godoi é treinadora, diretora e proprietária da Lilia Godoi Assessoria Esportiva. Formada em Educação Física pela UFRJ e Pós Graduada em Treinamento Esportivo, é representante do Projeto Empresto Minhas Pernas no Rio de Janeiro e em Niterói, mestre de Reiki e atleta de várias modalidades esportivas com resultados nacionais e internacionais.

Patrocínio

Apoio