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Trabalho de força

Se perguntarmos para 100 corredores seja de rua ou trail se gostam de fazer musculação, tenho certeza de que pelo menos 80 irão responder que não.

Pois bem, existem alguns pontos importantes para serem esclarecidos:

O termo musculação costuma remeter nossos pensamentos a uma sala cheia de aparelhos e exercícios mais parados. Mas isso mudou muito e hoje o trabalho muscular pode ser realizado de inúmeras formas, metodologias e atividades como yoga, pilates, bootcamp, crossfit, funcional e mesmo a sala de musculação tradicional ganhou variações e conhecimentos que a tornaram mais atrativa.

Outro ponto é entender a importância do trabalho muscular, para a saúde e rendimento esportivo.

Independente da atividade física ou esporte que tu goste de praticar, e treinar a base para que o gesto esportivo seja seguro, eficiente e menos lesivo, é além da técnica em si, que todo o aparato muscular envolvido e o metabolismo estejam preparados para tal esforço.

Um músculo com células mais funcionais, ou seja, mais treinadas e com maior capacidade de armazenamento de energia, capacidade contrátil e capacidade elástica, é capaz de executar com maior velocidade, duração e outras capacidades o mesmo gesto na modalidade praticada.

Por exemplo, se a corrida é seu esporte e deseja melhorar o rendimento ou simplesmente garantir sua prática com o menor risco de lesões ao trabalho muscular (e sua melhor opção), com ela garantirás uma base sólida e forte para executar não somente a modalidade mais praticada, como outras atividades que surjam esporadicamente.

Claro que para fazer este trabalho o ideal é ter lhe orientando um profissional capacitado de Educação Física ou de fisioterapia, desde que qualquer um dos dois sejam especializados na área do treinamento esportivo e saúde, pois mesmo nestas áreas tem muita enganação, e citando a blogueragem então, nem se fala, pois o que é bom para um pode não ser mesmo o melhor para outro, já que somos pessoas biologicamente diferentes, únicos e com necessidades pessoais.

Bons treinos e simmmmmm, faça sempre trabalho muscular!

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Fábio Alonso (Tchê)

Fabio Moralles Alonso, mais conhecido por Tchê, é fundador, coordenador geral e técnico da Trainer Assessoria desde 2003. Corredor que curte aventuras que vão da ultramaratona a desafios como o Km Social, onde percorreu 1100 km em 21 dias em prol de um projeto social. Idealizador da PACE RUN, primeiro circuito de corridas com categorias por pace (sem sexo ou idade) e sócio da Indomit no Paraná. Apoiado pela Camelbak.

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