Menu Filtro

Tirando o máximo dos seus treinos de ciclismo indoor

Ainda sobre treinar no inverno, tem-se aquela visão de treinos indoor monótonos, que parecem não ter fim, pois mais curtos que sejam. É comum ainda pensarem que os treinos não são suficientemente efetivos para melhorar condicionamento, e que serviriam apenas para manutenção do preparo.

Essa é uma ideia que já foi ultrapassada, e muito! Eu mesmo, historicamente, sempre consegui melhorar meu desempenho durante os meses frios, em relação a maioria dos atletas de minha categoria nas provas. Há alguns anos tive a oportunidade de melhorar minha prática de treinamentos indoor, orientado por meu treinador de ciclismo, e atento às “novidades” que surgiam aqui no mercado brasileiro.

Meus treinos mais específicos, quando executados no Zwift, são carregados pela integração que pode ser habilitada com o Training Peaks. Meu treinador monta os treinos estruturados lá e estes são disponibilizados no Zwift no dia em que preciso executá-los. Os Smart Trainers Interativos têm a capacidade de interpretar os mesmos, e ajustar inclusive a resistência/potência a ser mantida nos intervalos definidos. É muito prático! Veja como configurar esta integração: https://help.trainingpeaks.com/hc/en-us/articles/360020392591-Connecting-Zwift-And-TrainingPeaks-Accounts

O treino (Workout) elaborado no Training Peaks, é carregado no Zwift com a integração das contas do usuário.

Outra opção para estimular os treinos, e participar de eventos e corridas. Sim! Há eventos todos os dias e em datas especiais, como quando ocorre o Tour de France, por exemplo, pedaladas específicas são oferecidas. Provas também ocorrem diariamente. Tem inclusive ranking e algumas são organizadas também como forma de seleção de novos atletas por algumas entidades. As provas têm nível, então é importante saber em qual você se encaixa, para tornar esta mais competitiva. No site https://zwiftpower.com/ tem todo o calendário de provas e as informações sobre as mesmas. Costumo correr algumas provas durante o ano, para aferir como o treinamento está ocorrendo, principalmente quando o intervalo entre as provas que participo, no mundo real (kkk) ficam muito espaçadas.

OBS.: Atente-se para o fuso-horário, para não se atrasar e perder a prova desejada.

Aposto que muito de seus parceiros de pedal já tem uma conta no Zwift. E assim como uma rede social, você pode seguir usuários, eleger seus favoritos e interagir. É possível então, combinar treinos e se encontrar com essas pessoas no horário acertado e percorrer seu trajeto preferido.
Nesta mesma ideia, existe um facilitador, chamado MeetUp, que pode ser usado para agendar pedais com as pessoas que te seguem, definindo hora de início, tempo, quilometragem e até classificação, se a ideia foi mais competitiva. Para saber mais sobre, acesse aqui: https://www.zwift.com/news/19189-zwift-how-to-ride-with-friends

Enfim, a qualidade dos treinos é inquestionável, pois se consegue executar perfeitamente o que é requisitado e usando o ERG Mode, o próprio Smart Trainer Interativo se ajusta, garantindo que a intensidade do intervalo se mantenha, conforme planejado.

Velocidade, Potência, Frequência Cardíaca, Cadência, tudo muito bem aferido… Não escapa nem paradinha para ir rápido ao banheiro…

Os treinos indoor já não são mais uma opção apenas para o inverno. Podem ser usados durante o ano todo, seja para complementar a preparação do usuário competitivo, seja como uma alternativa de atividade para quem tem tempo restrito. Não, não substitui a prática outdoor, que ainda é a que mais diverte e apaixona quem pratica.

Gostou? Tem alguma dúvida? Me chame que estou à disposição.

Abraço!

There are no responses so far.

Francisco Rotta Muller

Patrocínio

Apoio