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Tipos de corpo: Ectomorfo, Mesomorfo e Endomorfo

Você sabia que existem tipos de corpos? Saber disso é importante porque permite entender e identificar qual tipo de corpo temos, já que cada um exige um tipo e método de treinamento diferentes, além de dietas especificas.

Podemos entender por biotipo, ou mesmo tipo somático, a forma física que tem o corpo do ser humano. Tal forma é determinada por vários fatores, dentre eles o metabolismo, a constituição dos ossos, a massa muscular e a tendência a acumular gorduras.

Nesse artigo você poderá conhecer e entender as características físicas  dos três tipos distintos de estruturas corpóreas existentes: ectomorfo, mesomorfo e endomorfo.

Tipo de corpo: Ectomorfo

Tipos de corpo_Endomorfo, Mesomorfo e Ectomorfo_ectomorfo_CamelBak Training ClubO corpo de um ectomorfo geralmente é magro. De maneira geral esse tipo de corpo tem as pernas maiores e magras e seus músculos são mais fibrosos. Já os ombros tendem a ser magros e com uma largura reduzida.

Entre as características geralmente apresentadas nos corpos do tipo ectomorfo estão: ossos pouco densos, peitoral plano, ombros curtos, corpo magro (assim como a massa muscular), dificuldades para ganhar peso e metabolismo rápido.

Por conta do metabolismo rápido as pessoas do tipo ectomorfo quase sempre tem dificuldade em ganhar peso, já que queimam calorias rapidamente. E é por isso que o ideal, para suprir suas necessidades e ganhar peso, é a ingestão de uma grande quantidade de calorias.

A musculação para um ectomorfo deve ser com treinos intensos e curtos, e foco principal nos grupos musculares grandes. Pessoas com esse padrão de corpo devem fazer refeições antes de dormir, na intenção de evitar o catabolismos muscular durante o sono. De forma geral, pessoas com corpo ectomorfo podem perder gordura de maneira muito fácil, por isso para eles ganhar músculos pode se tornar uma tarefa delicada e complexa.

Nos ectomorfos predominam os ossos sobre o tecido adiposo e os músculos. Mesmo sendo magros por natureza não perdem definição nem condições físicas facilmente quando estão em um período sem praticar atividades.

Sobre os exercícios para ectomorfos é fundamental que aproveitem os treinos com peso para manter o tamanho e a definição de seus músculos. Nos membros inferiores o aconselhável é fazer: quadríceps na maquina e agachamento. Já nos membros superiores os mais indicados são: leg press elevado, flexões de bíceps sentado e tríceps.

Tipo de corpo: Mesomorfo

Tipos de corpo_Endomorfo, Mesomorfo e Ectomorfo_mesomorfo_CamelBak Training ClubAs pessoas que apresentam um padrão de corpo mesomorfo tem uma estrutura óssea grande, músculos mais fortes, naturalmente um tipo físico de atleta . Os mesomorfos apresentam um tipo físico que se encaixa melhor em atividades como o fisiculturismo e muitas outras. Para pessoas com esse tipo de corpo é muito fácil ganhar e perder peso. São naturalmente fortes, e isso ajuda muito na construção de músculos.

As características físicas típicas de pessoas com corpos mesomorfo são: tipo físico atlético, corpo forte, músculos definidos, padronagem de corpo de forma retangular, facilidade para ganhar músculos e também ganham gordura com uma certa facilidade.

Pessoas com tipo físico mesomorfo respondem melhor a exercícios e treinos com peso. A musculação para um mesomorfo é eficaz porque geralmente tem avanços e mudanças de forma muito rápida, principalmente quando iniciam treinos. Uma desvantagem para pessoas com esse padrão de corpo é que ganham gordura de forma mais fácil que os ectomorfos, por exemplo. Ou seja: isso significa que os atletas mesomorfos devem estar atentos ao consumo de calorias, caso não pretendam ganhar peso rapidamente. De maneira geral uma combinação de treinos com pesos e cardiovasculares são os mais indicados para os mesomorfos.

Nos corpos mesomorfos predominam os músculos sobre  tecido adiposo e os ossos. Devem treinar duas vezes na semana mesclando trabalhos com exercícios de peso e também cardiovasculares. Os exercícios mais aconselháveis para pessoas com esse tipo físico são: remo, flexão com barra reta e exercícios que trabalhem os ombros.

Tipo de corpo: Endomorfo

Tipos de corpo_Endomorfo, Mesomorfo e Ectomorfo_endomorfo_CamelBak Training ClubO tipo de corpo endomorfo geralmente apresentam as seguintes características: suavidade e  flacidez. Pessoas com corpo endomorfo adquirem gordura facilmente. Esportistas com corpo endomorfo costumam ter bracos magros e pernas largas. Seus músculos são fortes e potentes, especialmente nas pernas. Por isso, a musculação para  endomorfos naturalmente apresentam maior potencialidade em exercícios que usam as pernas.

Características presentes em pessoas com padrão de corpo endomorfo: corpo com padronagem redonda, ganho de músculos e gorduras facilmente, físico grande, dificuldade para perder gordura. Geralmente tem metabolismo lento e certa dificuldade para definir os músculos. Um ponto forte é que assimilam bem as proteínas, por isso geralmente não existe a necessidade do uso de suplementos.

Em relação a musculação para endomorfos: pessoas com esse tipo físico na maioria das vezes têm facilidade em ganhar peso. Infelizmente uma boa parte desse peso adquirido vem em forma de gordura, e não de músculos, por isso, para ajudar no aumento de músculos em relação as gorduras, é importante que pessoas com esse padrão de corpo realizem atividades aeróbicas.

Como os endomorfos tendem a ganhar peso, possuem maior quantidade de tecido adiposo em relação aos músculos e aos ossos. Pessoas com esse tipo de corpo devem deixar em segundo plano os exercícios com peso e investir em exercícios cardiovasculares. O recomendável seria algo como: dois dias de atividades físicas como corrida mesclados com bicicleta ou natação, por exemplo. Devem investir em treinos que aumentem os gastos e queimem mais gordura.

Os tipos físicos geralmente são combinados.

É difícil encontrar sujeitos que pertençam a um único tipo físico. Isso geralmente só acontece com pessoas que apresentam quadro de obesidade mórbida, que seriam um tipo clássico de endomorfos e as pessoas que apresentam quadro de subnutrição ou magreza extrema, considerados ectomorfos puros.

Geralmente pessoas com um peso normal apresentam a combinação de endomorfo e ectomorfo ou ectomorfo e mesomorfo.

Os endo-mesomorfos geralmente são meio gordos ou meio atléticos e ganham massa muscular com agilidade. Para eles o recomendado é um treno de intensidade alta e muita agilidade. Ou seja: séries gigantes, superséries ou séries descendentes.

Não se deve preocupar com o treino excessivo porque geralmente armazenam uma quantidade grande de glicogênio, que acaba se convertendo em gordura. O melhor para pessoas com esse tipo físico é se basear em uma dieta que reduza os carboidratos e aumente o consumo de hortaliças e fibras. O plano alimentar para eles deve estar baseado em proteínas e gorduras saudáveis, pois só assim irão reter menos liquido. Podemos pensar em uma variação com metade do consumo diário em proteínas e a outra metade dividida entre carboidratos e gorduras.

Já os ecto-mesomorfos apresentam dificuldade em ganhar músculos, porém quase sempre com  um aspecto favorável: facilidade em se manter definidos. Devem treinar com muito peso e repousar bastante, deixando um bom espaço entre as seções e treinos. Devem também estar atentos ao tempo de recuperação, caso contrário podem acabar utilizando o próprio tecido muscular. Uma proposta interessante de alimentação pra eles é consumir uma grande quantidade de proteínas e outra parte equilibrada dividida entre os carboidratos e gorduras.

Afinal: que tipo de corpo você tem?

Depois de todas essas informações é possível que você já tenha conseguido identificar que tipo de corpo é o seu. Levando isso em consideração é importante e fundamental que você tente acertar seus exercícios e sua dieta na intensão de otimizar seu treino e adaptá-lo ao seu tipo de corpo. Não custa lembrar que o ideal antes de começar um treino novo, ou mesmo uma dieta, é que essas mudanças sejam feitas com o acompanhamento de um profissional.

Outra questão que devemos ter em conta é que independente de qual for seu tipo de corpo é possível alcançar os resultados desejados. Com esforço, determinação e acompanhamento correto até uma pessoa super magra pode alcançar um corpo grande e musculoso. Ainda que seja mais difícil para alguns, quando estamos dispostos a trabalhar arduamente podemos alcançar nossos objetivos.

Publicação da Treinus, parceira do CamelBak Training Club.

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O Treinus é uma solução que estimula a saúde, através da prática de atividade física com o acompanhamento de um profissional de educação física, com a missão propagar a bem-estar e estimular a pessoas a saírem do sedentarismo. Apesar do pouco tempo de operação, início em 2014, o Treinus já é utilizado por mais de 500 assessorias esportivas em todos os estados do Brasil e também na Europa. Este sucesso atrai cada vez mais profissionais para time, a empresa tem a missão de estimular a saúde através da prática de atividades físicas com acompanhamento de um profissional.

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