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Tipos de corpo: Ectomorfo, Mesomorfo e Endomorfo

Você sabia que existem tipos de corpos? Saber disso é importante porque permite entender e identificar qual tipo de corpo temos, já que cada um exige um tipo e método de treinamento diferentes, além de dietas especificas.

Podemos entender por biotipo, ou mesmo tipo somático, a forma física que tem o corpo do ser humano. Tal forma é determinada por vários fatores, dentre eles o metabolismo, a constituição dos ossos, a massa muscular e a tendência a acumular gorduras.

Nesse artigo você poderá conhecer e entender as características físicas  dos três tipos distintos de estruturas corpóreas existentes: ectomorfo, mesomorfo e endomorfo.

Tipo de corpo: Ectomorfo

Tipos de corpo_Endomorfo, Mesomorfo e Ectomorfo_ectomorfo_CamelBak Training ClubO corpo de um ectomorfo geralmente √© magro. De maneira geral esse tipo de corpo tem as pernas maiores e magras e seus m√ļsculos s√£o mais fibrosos. J√° os ombros tendem a ser magros e com uma largura reduzida.

Entre as características geralmente apresentadas nos corpos do tipo ectomorfo estão: ossos pouco densos, peitoral plano, ombros curtos, corpo magro (assim como a massa muscular), dificuldades para ganhar peso e metabolismo rápido.

Por conta do metabolismo rápido as pessoas do tipo ectomorfo quase sempre tem dificuldade em ganhar peso, já que queimam calorias rapidamente. E é por isso que o ideal, para suprir suas necessidades e ganhar peso, é a ingestão de uma grande quantidade de calorias.

A muscula√ß√£o para um ectomorfo deve ser com treinos intensos e curtos, e¬†foco principal nos grupos musculares grandes. Pessoas com esse padr√£o de corpo devem fazer refei√ß√Ķes antes de dormir, na inten√ß√£o de evitar o catabolismos muscular durante o sono. De forma geral, pessoas com corpo ectomorfo podem perder gordura de maneira muito f√°cil, por isso para eles ganhar m√ļsculos pode se tornar uma tarefa delicada e complexa.

Nos ectomorfos predominam os ossos sobre o tecido adiposo e os m√ļsculos. Mesmo sendo magros por natureza n√£o perdem defini√ß√£o nem condi√ß√Ķes f√≠sicas facilmente quando est√£o em um per√≠odo sem praticar atividades.

Sobre os exerc√≠cios para ectomorfos √© fundamental que aproveitem os treinos com peso para manter o tamanho e a defini√ß√£o de seus m√ļsculos. Nos membros inferiores o aconselh√°vel √© fazer: quadr√≠ceps na maquina e agachamento. J√° nos membros superiores os mais indicados s√£o: leg press elevado, flex√Ķes de b√≠ceps sentado e tr√≠ceps.

Tipo de corpo: Mesomorfo

Tipos de corpo_Endomorfo, Mesomorfo e Ectomorfo_mesomorfo_CamelBak Training ClubAs pessoas que apresentam um padr√£o de corpo mesomorfo tem uma estrutura √≥ssea grande, m√ļsculos mais fortes, naturalmente um tipo f√≠sico de atleta . Os mesomorfos apresentam um tipo f√≠sico que se encaixa melhor em atividades como o fisiculturismo e muitas outras. Para pessoas com esse tipo de corpo √© muito f√°cil ganhar e perder peso. S√£o naturalmente fortes, e isso ajuda muito na constru√ß√£o de m√ļsculos.

As caracter√≠sticas f√≠sicas t√≠picas de pessoas com corpos mesomorfo s√£o: tipo f√≠sico atl√©tico, corpo forte, m√ļsculos definidos, padronagem de corpo de forma retangular, facilidade para ganhar m√ļsculos e tamb√©m ganham gordura com uma certa facilidade.

Pessoas com tipo físico mesomorfo respondem melhor a exercícios e treinos com peso. A musculação para um mesomorfo é eficaz porque geralmente tem avanços e mudanças de forma muito rápida, principalmente quando iniciam treinos. Uma desvantagem para pessoas com esse padrão de corpo é que ganham gordura de forma mais fácil que os ectomorfos, por exemplo. Ou seja: isso significa que os atletas mesomorfos devem estar atentos ao consumo de calorias, caso não pretendam ganhar peso rapidamente. De maneira geral uma combinação de treinos com pesos e cardiovasculares são os mais indicados para os mesomorfos.

Nos corpos mesomorfos predominam os m√ļsculos sobre ¬†tecido adiposo e os ossos. Devem treinar duas vezes na semana mesclando trabalhos com exerc√≠cios de peso e tamb√©m cardiovasculares. Os exerc√≠cios mais aconselh√°veis para pessoas com esse tipo f√≠sico s√£o: remo, flex√£o com barra reta e exerc√≠cios que trabalhem os ombros.

Tipo de corpo: Endomorfo

Tipos de corpo_Endomorfo, Mesomorfo e Ectomorfo_endomorfo_CamelBak Training ClubO tipo de corpo endomorfo geralmente apresentam as seguintes caracter√≠sticas: suavidade e¬†¬†flacidez. Pessoas com corpo endomorfo adquirem gordura facilmente. Esportistas com corpo endomorfo costumam ter bracos magros e pernas largas. Seus m√ļsculos s√£o fortes e potentes, especialmente nas pernas. Por isso, a muscula√ß√£o para ¬†endomorfos naturalmente apresentam maior potencialidade em exerc√≠cios que usam as pernas.

Caracter√≠sticas presentes em pessoas com padr√£o de corpo endomorfo: corpo com padronagem redonda, ganho de m√ļsculos e gorduras facilmente, f√≠sico grande, dificuldade para perder gordura. Geralmente tem metabolismo lento e certa dificuldade para definir os m√ļsculos. Um ponto forte √© que assimilam bem as prote√≠nas, por isso geralmente n√£o existe a necessidade do uso de suplementos.

Em rela√ß√£o a muscula√ß√£o para endomorfos: pessoas com esse tipo f√≠sico na maioria das vezes t√™m facilidade em ganhar peso. Infelizmente uma boa parte desse peso adquirido vem em forma de gordura, e n√£o de m√ļsculos, por isso, para ajudar no aumento de m√ļsculos em rela√ß√£o as gorduras, √© importante que pessoas com esse padr√£o de corpo realizem atividades aer√≥bicas.

Como os endomorfos tendem a ganhar peso, possuem maior quantidade de tecido adiposo em rela√ß√£o aos m√ļsculos e aos ossos. Pessoas com esse tipo de corpo devem deixar em segundo plano os exerc√≠cios com peso e investir em exerc√≠cios cardiovasculares. O recomend√°vel seria algo como: dois dias de atividades f√≠sicas como corrida mesclados com bicicleta ou nata√ß√£o, por exemplo. Devem investir em treinos que aumentem os gastos e queimem mais gordura.

Os tipos físicos geralmente são combinados.

√Č dif√≠cil encontrar sujeitos que perten√ßam a um √ļnico tipo f√≠sico. Isso geralmente s√≥ acontece com pessoas que apresentam quadro de obesidade m√≥rbida, que seriam um tipo cl√°ssico de endomorfos e as pessoas que apresentam quadro de subnutri√ß√£o ou magreza extrema, considerados ectomorfos puros.

Geralmente pessoas com um peso normal apresentam a combinação de endomorfo e ectomorfo ou ectomorfo e mesomorfo.

Os endo-mesomorfos geralmente são meio gordos ou meio atléticos e ganham massa muscular com agilidade. Para eles o recomendado é um treno de intensidade alta e muita agilidade. Ou seja: séries gigantes, superséries ou séries descendentes.

Não se deve preocupar com o treino excessivo porque geralmente armazenam uma quantidade grande de glicogênio, que acaba se convertendo em gordura. O melhor para pessoas com esse tipo físico é se basear em uma dieta que reduza os carboidratos e aumente o consumo de hortaliças e fibras. O plano alimentar para eles deve estar baseado em proteínas e gorduras saudáveis, pois só assim irão reter menos liquido. Podemos pensar em uma variação com metade do consumo diário em proteínas e a outra metade dividida entre carboidratos e gorduras.

J√° os ecto-mesomorfos apresentam dificuldade em ganhar m√ļsculos, por√©m quase sempre com ¬†um aspecto favor√°vel: facilidade em se manter definidos. Devem treinar com muito peso e repousar bastante, deixando um bom espa√ßo entre as se√ß√Ķes e treinos. Devem tamb√©m estar atentos ao tempo de recupera√ß√£o, caso contr√°rio podem acabar utilizando o pr√≥prio tecido muscular. Uma proposta interessante de alimenta√ß√£o pra eles √© consumir uma grande quantidade de prote√≠nas e outra parte equilibrada dividida entre os carboidratos e gorduras.

Afinal: que tipo de corpo você tem?

Depois de todas essas informa√ß√Ķes √© poss√≠vel que voc√™ j√° tenha conseguido identificar que tipo de corpo √© o seu. Levando isso em considera√ß√£o √© importante e fundamental que voc√™ tente acertar¬†seus exerc√≠cios e sua dieta na intens√£o de otimizar seu treino e adapt√°-lo ao seu tipo de corpo. N√£o custa lembrar que o ideal antes de come√ßar um treino novo, ou mesmo uma dieta, √© que essas mudan√ßas sejam feitas com o acompanhamento de um profissional.

Outra questão que devemos ter em conta é que independente de qual for seu tipo de corpo é possível alcançar os resultados desejados. Com esforço, determinação e acompanhamento correto até uma pessoa super magra pode alcançar um corpo grande e musculoso. Ainda que seja mais difícil para alguns, quando estamos dispostos a trabalhar arduamente podemos alcançar nossos objetivos.

Publicação da Treinus, parceira do CamelBak Training Club.

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Treinus

O Treinus √© uma solu√ß√£o que estimula a sa√ļde, atrav√©s da pr√°tica de atividade f√≠sica com o acompanhamento de um profissional de educa√ß√£o f√≠sica, com a miss√£o propagar a bem-estar e estimular a pessoas a sa√≠rem do sedentarismo. Apesar do pouco tempo de opera√ß√£o, in√≠cio em 2014, o Treinus j√° √© utilizado por mais de 500 assessorias esportivas em todos os estados do Brasil e tamb√©m na Europa. Este sucesso atrai cada vez mais profissionais para time, a empresa tem a miss√£o de estimular a sa√ļde atrav√©s da pr√°tica de atividades f√≠sicas com acompanhamento de um profissional.

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