Menu Filtro

Termostato Interno

Voc√™ j√° parou para pensar que podemos ter um termostato que regula nossa vida, nossas conquistas e realiza√ß√Ķes? Talvez isso possa parecer estranho para voc√™ a priori. Mas te convido a fazer uma reflex√£o e uma an√°lise do termo.

‚ÄúTerm√≥statos s√£o amplamente utilizados na ind√ļstria para controlar a temperatura de equipamentos, circuitos, caldeiras e ambientes refrigerados.
Pode-se utilizar o dispositivo para iniciar a parada do sistema ou equipamento quando a temperatura atingir o valor referencial ou enviar um alerta quando a temperatura cair abaixo do limite, protegendo-os de falhas danos pelo aumento ou diminui√ß√£o da temperatura. Al√©m disso ele pode ser utilizado para controle de processos ou seja dando sequ√™ncia a uma nova etapa do processo quando a temperatura atingir determinado n√≠vel.‚ÄĚ (Wikipedia)

Muitos estudos na √°rea da psicologia, da f√≠sica qu√Ęntica e da neuroci√™ncia j√° comprovam que nosso c√©rebro √© programado principalmente dos 0 aos 7 anos pelas experi√™ncias que vivenciamos entre os membros da nossa fam√≠lia e entes queridos Essa programa√ß√£o, muitas vezes reflete acontecimentos que geraram nessas pessoas, sentimentos de frustra√ß√£o, decep√ß√£o, impot√™ncia, fracasso e por a√≠ vai! E por n√£o ter acontecido diretamente com a gente, nosso inconsciente apaga.

Sabendo que uma parte bem grande do nosso c√©rebro √© ocupada pelo c√©rebro reptiliano, que guarda nossos mais primitivos instintos (como os instintos animais) e que nos momentos de medo e sensa√ß√£o de perigo os animais ou atacam ou fogem, a nossa mente adota o mesmo comportamento. Ou seja, diante de uma situa√ß√£o que foi associada a um acontecimento anterior (mesmo que muito distante) que nos traga dor, o nosso c√©rebro vai enviar um comando para ‚Äúabortar‚ÄĚ aquela situa√ß√£o.

Vou dar um exemplo , inclusive ligado ao esporte.

Imagina que quando você era criança, seu pai/mãe ganhou uma competição e foi humilhado por isso, passando por uma grande decepção, tristeza, humilhação, etc. Você, como criança presencia o sofrimento dele e registra de forma inconsciente, que a vitória traz sofrimento.
A√≠ voc√™ cresce, se torna atleta, come√ßa a treinar, a competir, e a√≠ pode acontecer duas coisas: ou voc√™ sempre vai arranjar uma desculpa para n√£o treinar e assim, nunca vai estar na sua melhor forma para ganhar uma competi√ß√£o, mesmo se tiver muito talento, ou ent√£o, quando voc√™ conseguir treinar e se dedicar, na hora da competi√ß√£o, quando voc√™ assumir a lideran√ßa, algo vai dar errado e aquele resultado vai ser ‚Äúarrancado” de voc√™.

Na verdade, o que aconteceu foi que seu c√©rebro te ‚Äúprotegeu‚ÄĚ diante da informa√ß√£o que ele tem como perigosa. Ou seja, foi a sua pr√≥pria mente que te sabotou. Isso parece duro num primeiro momento, mas se voc√™ olhar mais a fundo, vai ver que √© muito bom, pois tira das adversidades (ou de pessoas e fatores externos) o poder sobre sua vida.

Mesmo que você leve mais para o lado da religião, e diga que esse controle está nas mãos de Deus, o que é verdade, até o momento em que ELE mostra esse caminho. ELE permite que as adversidades se aproximem para mostrar o caminho certo que devemos trilhar quando exercermos nosso livre arbítrio da forma correta.

Ningu√©m teve culpa do que aconteceu na nossa inf√Ęncia e nos outros momentos das nossas vidas, mas a psicologia existe h√° anos para nos alertar e nos ensinar sobre o poder dos traumas de inf√Ęncia nas nossas vidas adultas.

Hoje em dia, esse assunto é abordado de outras formas e existem técnicas muito eficazes que podem reprogramar nossa mente e mudar todo esse jogo. Isso não substitui a terapia e sua eficácia, mas na minha visão, complementa e pode acelerar bastante todo esse processo.

Eu estudo sobre Treinamento mental e técnicas de reprogramação mental desde a minha adolescência, porque aos 3 anos de idade precisei reprogramar todo o meu cérebro e vi a enorme possibilidade que existe dentro de nós. Por isso, estou no processo de formação de terapeuta em EFT e em análise corporal. Utilizo em mim e nos meus alunos e atesto que a eficácia é impressionante.

Ent√£o, se voc√™ percebe que seus resultados n√£o ultrapassam determinado patamar e que voc√™ acaba voltando sempre a ‚Äúestaca zero‚ÄĚ (e isso pode acontecer por les√Ķes tamb√©m), acredite, voc√™ pode (e deve) reprogramar a sua mente e mudar o rumo dessa hist√≥ria.

Não se contente com um termostato baixo, aumente esses valores e se permita sair do controle, vencer o medo e confiar no propósito maior que te trouxe para essa vida

Liberte-se! Permita-se voar alto ! Com certeza, esse é o desejo de Deus para você! Confie!

There are no responses so far.

Lilia Godoi

Lilia Godoi é treinadora, diretora e proprietária da Lilia Godoi Assessoria Esportiva. Formada em Educação Física pela UFRJ e Pós Graduada em Treinamento Esportivo, é representante do Projeto Empresto Minhas Pernas no Rio de Janeiro e em Niterói, mestre de Reiki e atleta de várias modalidades esportivas com resultados nacionais e internacionais.

Patrocínio

Apoio