Menu Filtro

Temperaturas baixas, umidade e treino, como lidar com o clima?

O inverno é sempre um desafio para quem quer manter suas atividades e treinos, independente da modalidade, mas se for outdoor é mais complicado ainda.

Mas temos sim como organizar e manter nossas atividades, basta dar atenção a alguns pontos.

A relação com o frio é muito pessoal e adaptável, cada pessoa reage e sente de uma forma, por questões de adaptação ao meio, ou seja, quem já mora em locais frios está mais acostumado física e mentalmente.

As extremidades de nosso corpo são as mais vascularizadas e onde perdemos mais calor e para evitar esta perda de calor é importante usar acessórios como gorro (toca), luvas e meias mais reforçados e quentes.

Aquecer o corpo, fazer um trabalho mais longo e gradual de aquecimento é essencial para que nosso organismo esteja preparado para o trabalho de treinamento que virá logo a seguir, então, jamais saia sem um bom aquecimento, ainda mais com temperaturas baixas.

Quando o ar está muito gelado a ponto de incomodar para respirar, o uso de algo para cobrir boa e nariz durante o treino, como por exemplo um buff, que são aqueles tubos de tecido que podem ser usados no rosto ou na cabeça como gorro.

Como citei, cada pessoa reage ao frio de uma maneira e sei sistema de regulação térmica é muito pessoal, mas uma coisa é certa, deixar a pela exposta ao frio, como muito fazem, com aquela resposta – não sinto frio – é no mínimo incoerente, pois a pele exposta ao frio sofre uma vasoconstrição e com isso o calor que deveria ser expelido pela pele, acaba sendo dificultado e gerando aquecimento e aumento da temperatura corporal e menor capacidade de trabalho físico e rendimento esportivo, já que o corpo, quando não consegue manter sua temperatura, gera desgaste e impede algumas importantes reações metabólicas que ajudariam a manter o trabalho (treino).

Então, com ou sem frio, sempre é bom estar ligado nas dicas que passamos aqui e qualquer dúvida é só fazer contato.

Bons treinos.

There are no responses so far.

Fábio Alonso (Tchê)

Fabio Moralles Alonso, mais conhecido por Tchê, é fundador, coordenador geral e técnico da Trainer Assessoria desde 2003. Corredor que curte aventuras que vão da ultramaratona a desafios como o Km Social, onde percorreu 1100 km em 21 dias em prol de um projeto social. Idealizador da PACE RUN, primeiro circuito de corridas com categorias por pace (sem sexo ou idade) e sócio da Indomit no Paraná. Apoiado pela Camelbak.

Patrocínio

Apoio