Menu Filtro

ALERTA – Sua saúde é/ou sua vida!!!!

Nos últimos meses tenho vivido algumas situações que cada vez mais me mostram o quanto é importante o cuidado com nossa saúde física, e claro, de nossa saúde mental, pois nosso ser é um todo, mesmo nossa composição sendo de vários órgãos, sistemas e uma complexidade de células a energia que flui e interferência de nossas emoções no que se refere a nossa saúde geral é irrefutável.

A ideia aqui não é analisar os dados de pesquisas, pois estas estão a disposição em várias instituições de referência como  Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte ou o American College.

Como disse no começo, me deparei e me deparo com pessoas aparentemente saudáveis, com exames médicos em dia, ativos fisicamente, mas que sofreram eventos clínicos, como por exemplo, o infarto e que na maioria das vezes ocorre muito mais por stress, seja ele profissional ou de outra origem. Pessoas ativas fisicamente que vivem lesionando, não conseguem evoluir na sua rotina de treinos, vivem na gíria atual de “mimimi” quando vão mal em provas ou treinos.

Ao mesmo tempo, vejo pessoas que se doam muito a questão espiritual, mental, emocional, mas que deixam sua saúde física de lado, esquecendo que o corpo necessita do movimento para se manter ativo e funcionando de maneira saudável e com qualidade.

E aí vem o terceiro grupo que não se encaixa nem na busca do lado mais espiritual nem do lado da saúde física, mas é focado no trabalho, dinheiro, pagar contas e sobreviver.
Ainda temos aqueles que já buscam sim uma harmonia entre tudo que o cerca, da natureza ao esporte, do intelectual ao espiritual e de alguma forma tenta encaixar tudo que faz bem a sua saúde global em busca da melhor qualidade de vida.

Pois é, a minha visão é de que antes de qualquer forma de levar a “sua vida”, devemos respeitar a do outro e isso não é fácil não, eu mesmo várias e várias vezes critico e pré-julgo as pessoas.
O que quero dizer é que se uma pessoa é feliz com a sua rotina de vida, no trabalho, lazer e tudo que faz, seja dentro de qualquer grupo acima citado, então a vida dela é perfeita.

Claro que como profissional de Educação Física e tendo como profissão cuidar da saúde das pessoas através da atividade física, sei que é sim, importante ter uma regularidade em exercícios e faço disso a minha rotina, mas também considero importante aliar o lazer com amigos, a comida fora de hora, nem tão saudável, a cultura, o contato com a natureza e tantos outros pontos que a minha ou a sua vida pode ter.

Literalmente a vida passa voando, então viva, se encontre, se perca, mas se mantenha em movimento, faça coisas novas, se arrisque as vezes e seja qual caminho e escolhas fizer, seja feliz com suas escolhas.

Um forte abraço

There are no responses so far.

Fábio Alonso (Tchê)

Fábio Alonso (Tchê)

Fabio Moralles Alonso, mais conhecido por Tchê, é fundador, coordenador geral e técnico da Trainer Assessoria desde 2003. Corredor que curte aventuras que vão da ultramaratona a desafios como o Km Social, onde percorreu 1100 km em 21 dias em prol de um projeto social. Apoiado pela Camelbak, Asics e Território Montain Shop.

Patrocínio

Apoio