Menu Filtro

Saiba mais sobre o Trail

A corrida trail tem sido muito procurada por atletas de corrida de rua para variar sua rotina de treinos, ou mesmo no período de base, e também por pessoas que antes não praticavam nenhuma atividade similar e aí surge a dúvida de se ir direto para o trail não seria perigoso e com um risco grande de lesões.

Bom, como qualquer atividade física, a corrida trail precisa ter uma preparação, uma evolução na parte física e técnica para que o risco de lesões e até mesmo riscos a saúde por excesso de esforço não ocorram.

Além disso, esta atividade requer locais que ofereçam trilhas, morros, montanhas e trajetos com obstáculos naturais como rios, vales, lama entre outros que são características do trail. Em sua maioria estes locais são mais afastados da zona urbana, necessitando deslocamento de carro.

Material

O material inclui no mínimo um tênis apropriado (de solado com garras, próprio para terrenos de lama, pedras e outros instáveis e o cabedal -parte de cima do tênis – , mais robusto para proteção dos dedos e do pé como um todo, já que este entra em contato com galhos e pedras o tempo todo) e um sistema de hidratação que pode ser uma mochila ou mesmo um squeeze com suporte de mão.

Segurança

A segurança é outro ponto importante. Por serem trilhas afastadas de centros urbanos, ter pelo menos mais uma pessoa para treinar junto é essencial, além de deixar mais alguém avisado do local e do tempo programado para o treino e seu retorno para casa.

Ao contrário da corrida de rua, no trail existe um maior risco de lesões por traumas e torções, devido aos obstáculos existentes.

Se você curte a natureza, gosta ou quer começar a praticar caminhada e corrida, o trail é uma opção perfeita. Para que a atividade seja prazerosa e segura leve em consideração as dicas acima e some a orientação de um profissional com experiência não somente em treinamento de corrida de rua ou pista, mas com bagagem também no trail, já que existem características peculiares em cada modalidade.

Bons treinos a todos.

 

There are no responses so far.

Fábio Alonso (Tchê)

Fábio Alonso (Tchê)

Fabio Moralles Alonso, mais conhecido por Tchê, é fundador, coordenador geral e técnico da Trainer Assessoria desde 2003. Corredor que curte aventuras que vão da ultramaratona a desafios como o Km Social, onde percorreu 1100 km em 21 dias em prol de um projeto social. Apoiado pela Camelbak, Asics e Território Montain Shop.

Patrocínio

Apoio