Menu Filtro

Por que você NÃO deve focar nos seus pontos fortes

Eu tenho ouvido muito falarem frases do tipo: “Foca nos seus pontos fortes, esqueça o resto…”

E eu não concordo com essa frase por que uma das minhas “frases–mantra” é: “Você é tão forte quanto o seu elo mais fraco”.

Pensa comigo. Imagine uma corrente de bicicleta, que tem em média 164 elos . Se 1 elo da corrente arrebenta, acabou seu pedal. Não adiantaria lubrificar a corrente quase toda e esquecer um elo, pois esse único elo te deixará na pista, literalmente!

Se você é triatleta, tem uma natação forte, um ciclismo forte mas é péssimo na corrida, vai adiantar continuar treinando forte a natação e o ciclismo e deixar de lado a corrida?

Se você é lutador, quando vai analisar seu adversário, qual a primeira coisa e você observa? Provavelmente você analisa onde é o ponto fraco dele e vai ser lá que você vai atacar, concorda?

Pra finalizar, comprovadamente, vários estudos apontam que a evolução naquilo em que já somos bons e que sempre praticamos durante a vida apresentará uma melhora bem menos significativa percentualmente do que a evolução no que sempre negligenciamos, deixamos de lado, tivemos preguiça de treinar e procrastinamos, a partir do momento em que dermos atenção a esses pontos e realmente nos focarmos a aprimorá-los. Nesse caso, a evolução será exponencial.

Por isso, minha dica é: Mantenha a excelência nos seus pontos fortes porém, identifique seu pontos fracos.

Em seguida, perceba se você pode aprimorá-los sozinho (a) e o faça com foco e disciplina.

Caso seja necessário, busque ajuda, como a orientação do seu treinador (no caso dos esportes) ou de seus mentores (no caso de assuntos pessoais e profissionais) e até de uma equipe que possa te auxiliar, motivar e te incentivar a se superar!

Não deixe que os seus pontos fracos enfraqueçam os seus pontos fortes!

There are no responses so far.

Lilia Godoi

Lilia Godoi

Lilia Godoi é treinadora, diretora e proprietária da Lilia Godoi Assessoria Esportiva. Formada em Educação Física pela UFRJ e Pós Graduada em Treinamento Esportivo, é representante do Projeto Empresto Minhas Pernas no Rio de Janeiro e em Niterói, mestre de Reiki e atleta de várias modalidades esportivas com resultados nacionais e internacionais.

Patrocínio

Apoio