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Por que e como treinar a mente?

De acordo com o methodo Silva de controle mental. @thesilvamethod uma das minhas fontes de estudo nessa área, “o cérebro envia, através das vias neurais, minúsculos sinais neurais aos músculos, fazendo com que se contraiam. Ao ser desligado o sinal, os músculos relaxam. Ou seja, os neurônios do cérebro , enviam sinais pelas vias neurais, às fibras musculares apropriadas e elas se contraem, enquanto outras relaxam. Pratique mentalmente e o cérebro aprenderá a enviar sinais com mais rapidez e menos esforço. Da mesma maneira que treina o corpo, você poderá também treinar o cérebro ao treinar a mente, que o controla”.

A importância do treinamento mental

Eu percebo que muitos atletas ouvem falar da importância do treinamento mental, mas não sabem de fato o quanto a sistematização das técnicas, do treinamento mental diário, pode de fato, fazer diferença nos resultados nas competições.

É muito importante entender, que, assim como treinamos o corpo pra atuar em grandes níveis de esforço, a mente também dever ser treinada para isso e, mais importante, nos momentos mais difíceis, de medos, inseguranças, tristezas, traumas, é quando mais percebemos o quanto a força mental pode nos impulsionar se utilizarmos as técnicas aprendidas e treinadas diariamente.

Mas essa é uma questão muitas vezes não compreendida. Algumas vezes, as visualizações nos levam a um resultado meio que “automático” de concretização do que foi visualizado diariamente e não precisamos fazer nada além do que conduzir nosso corpo àquele resultado ao qual ele foi treinado .

Porém, nos momentos de dificuldades, quando estamos sem energia, desmotivados, desanimados, angustiados, nesses momentos , que temos que fazer um esforço maior para utilizar as técnicas e então focarmos, nos desligarmos dos problemas e nos concentrarmos somente no resultado que estamos buscando e para o qual tanto treinamos.

Se você ainda não começou uma rotina de ao menos 5 minutos diários de treinamento mental, comece a pensar na possibilidade e a se organizar para isso. Em pouco tempo, perceberá os efeitos positivos.

Os exercícios de treinamento mental que pratico e indico seguem 3 passos simples Nessa ordem:

  1. Respiração

  2. Visualização

  3. Afirmação

No próximo artigo, explicarei cada um deles. FIQUEM LIGADOS!

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Lilia Godoi

Lilia Godoi

Lilia Godoi é treinadora, diretora e proprietária da Lilia Godoi Assessoria Esportiva. Formada em Educação Física pela UFRJ e Pós Graduada em Treinamento Esportivo, é representante do Projeto Empresto Minhas Pernas no Rio de Janeiro e em Niterói, mestre de Reiki e atleta de várias modalidades esportivas com resultados nacionais e internacionais.

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