Menu Filtro

Plano altimétrico? Ganho positivo? Ganho negativo? Ganho acumulado?

Tenho visto muita gente falar de seus treinos e que precisam acumular tanto de altimetria total, que tal prova tem x mil metros de ganho ou de altimetria total e com certeza esta informação é importante, mas como toda informação é preciso entendê-la e saber usá-la da forma correta.

Quando nos deparamos com estas informa√ß√Ķes referentes a uma prova ou mesmo a um terreno onde estaremos realizando um trekking ou hiking, precisamos analisar as mesmas para a√≠ sim poder tra√ßar uma estrat√©gia ou mesmo somente saber onde o perrengue ser√° maior, onde iremos fazer for√ßa, por quanto tempo ou dist√Ęncia e nos prepararmos para tal momento.

No Trail esta avaliação é essencial para a rotina de treinos e estratégia.

Ganho positivo é o quanto subimos em um determinado trecho, seja rua ou montanha;

Ganho negativo é o quanto descemos;

Ganho acumulado é a soma do que subimos e do que descemos;

Plano altimétrico é a forma que estas subidas e descidas se distribuem no trajeto total.

Das informa√ß√Ķes acima o mais importante a meu ver √© o PLANO ALTIM√ČTRICO, claro que sempre levando todas em considera√ß√£o, mas entender e estudar se uma subida √© mais extensa e mais √≠ngreme √© a cereja do bolo, pois assim conseguimos saber at√© mesmo se andaremos ou correremos neste trecho no caso da corrida, mas entendo esta distribui√ß√£o, montamos a estrat√©gia para qualquer modalidade esportiva que envolva altimetria.

Então agora quando você for escolher uma prova ou estiver inscrito em uma ou mesmo for fazer uma travessia ou ainda sair pelo bairro onde mora, já sabe como avaliar seu trajeto e organizar sua estratégia do dia e de treinamento.

Claro que existem outros fatores importantes na elaboração de uma estratégia, como tipo de terreno, obstáculos naturais ou não, tempo da atividade entre outros, mas tenho certeza que agora você não vai mais deixar de analisar melhor os dados citados acima.

Um forte abraço.

Mais que esporte, tenha um estilo de vida saud√°vel.

 

There are no responses so far.

Fábio Alonso (Tchê)

Fabio Moralles Alonso, mais conhecido por Tch√™ (48 anos), √© fundador, coordenador geral e t√©cnico da Trainer Assessoria desde 2003. Corredor amador que curte aventuras que v√£o da ultramaratona a desafios como o Km Social (2016), onde percorreu 1100 km em 21 dias em prol de um projeto social. Palestrante na √°rea de treinamento em corrida sa√ļde e motivacional. Apoiado pela marca Camelbak.

Patrocínio

Apoio