Menu Filtro

Otimista ou Iludido?

“O adjetivo “otimista” descreve uma pessoa com atitude mental com tendência a ter uma visão favorável sobre a vida.. Uma pessoa com otimismo é mais propensa a esperar um resultado positivo do que negativo. Ou seja, o otimismo é simplesmente antecipar o melhor resultado possível em qualquer situação.”

Ser otimista também é perceber que mesmo diante de uma situação muito difícil, existe um aprendizado que pode nos transformar em pessoas melhores no futuro, se soubermos aproveitar a experiência dolorosa atual e através das nossas mudanças de atitude, seguirmos um novo caminho que nos levará a conquistar resultados melhores mais adiante.

Isso é totalmente diferente da pessoa que fica se iludindo, colocando um prazo para mudanças que dificilmente irão ocorrer, sem fazer qualquer movimento da sua parte para alcançar as modificações que tanto busca. Esse tipo de atitude mental só leva a frustração e desânimo, porque coloca as respostas sempre “do lado de fora” quando na verdade as respostas para nossas tristezas e angústias está sempre dentro de nós.

Isso não quer dizer que não podemos traçar metas com prazos claros para conquistarmos nossos objetivos e sonhos, mas os otimistas sabem que quando esse prazo não é alcançado não é para desanimar, mas sim para analisar que mudanças devem ser feitas para chegarmos cada vez mais perto da realização e que, quando, de fato, estivermos preparados, surpreendentemente aquilo se materializará, muitas vezes de uma maneira melhor do que tínhamos sonhado antes.

Um texto que li recentemente, diz que os otimistas desistem mais rápido das conquistas. No texto o entrevistado se refere ao tempo em que foi preso político e diz que os que acreditavam que iam sair logo da prisão eram os que desanimavam e desistiam mais rápido. Na minha opinião, esses não eram otimistas, mas sim iludidos. Porque se fossem realmente otimistas, entenderiam que alguma atitude mental errada os colocou ali e que só sairiam quando realmente entendessem que atitude mental foi essa e se colocassem prontos a se modificarem, a se posicionarem de forma diferente no dia a dia. Independente de serem “culpados” ou não, alguma mudança deve ser feita dentro de cada um deles para que essa mudança se reflita externamente.

Então, quando estiver diante de momentos desafiadores, não se iluda esperando uma mudança que venha exclusivamente por uma fator externo e milagroso. Seja otimista e medite, ore e reflita, buscando as respostas dentro de você.

There are no responses so far.

Lilia Godoi

Lilia Godoi é treinadora, diretora e proprietária da Lilia Godoi Assessoria Esportiva. Formada em Educação Física pela UFRJ e Pós Graduada em Treinamento Esportivo, é representante do Projeto Empresto Minhas Pernas no Rio de Janeiro e em Niterói, mestre de Reiki e atleta de várias modalidades esportivas com resultados nacionais e internacionais.

Patrocínio

Apoio