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O que comer durante as atividades de longa duração?

Muitas dúvidas surgem sobre a relação entre a carga de treinos e qual tipo de alimentação ou suplementação usar.

Treinos curtos, cerca de 40 minutos, com intensidade moderada não necessitam muito mais além de boa alimentação pré-esforço e uma hidratação adequada antes, durante e depois. Porém, a medida que a intensidade e a durabilidade aumenta, ou seja, treinos de mais de uma hora ou 10km, as principais reservas energéticas de carboidratos musculares e hepáticas (o glicogênio) começam a reduzir causando queda no rendimento, por isso a cada hora de treino intenso é interessante repor essa energia.

Para essa função alguns atletas lançam mão de doces como mariola e paçoca, ou purê de batatas e pães, que podem ser difíceis de digerir durante a atividade levando a desconforto abdominal e redução do desempenho.

Já o uso de suplementos como géis de carboidrato ou isotônicos que contenham carboidratos, podem ser opções mais indicadas, pois além de serem fácieis de carregar e ingerir, possuem quantidades controladas dos nutrientes e maior tecnologia quanto à forma de apresentação desses nutrientes facilitando digestão e absorção.

Dentre os carboidratos utilizados, os de rápida absorção são os mais indicados, como a maltodextrina e a dextrose e cerca de 30g são o suficiente para garantir mais uma hora de treino. Em treinos mais longos, doses de proteínas também são idicados para evitar perdas de massa muscular. Nesse caso as proteínas do soro do leite (Whey Protein) são melhor digeridas e absorvidas, principalmente na sua forma hidrolisada.

De qualquer forma, comer adequadamente, de acordo com as necessidades individuais e o nível dos treinos também nos momentos de descanso e recuperação é a estratégia que, sem dúvida, fará maior diferença nos treinos e competições.

Isabela Pinheiro é nutricionista da Advanced Nutrition. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Fluminense (UFF), Pós Graduada em Nutrição Funcional pelo Instituto Valéria Paschoal de Ensino (VP Consultoria).

Publicação da Exceed, parceira do CamelBak Training Club.

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