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O fumo e a prática do exercício físico

No dia 29 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, data que nos leva a refletir a respeito dos riscos do tabagismo para a sociedade, disseminando a ideia de que é possível sim, largar o vício.

Cerca de um terço da população adulta em todo o mundo fuma – No Brasil pouco mais de 10% da população é fumante e é de grande conhecimento que fumar representa um alto risco à saúde.

E para quem pratica atividade física, no que fumar pode afetar a performance?

Estudos sugerem que o tabagismo tem um impacto negativo sobre o desempenho do atleta de qualquer modalidade, uma vez que o teor de monóxido de carbono de seu sangue aumenta quando fuma e para praticantes de qualquer atividade aeróbica, o transporte e fornecimento de oxigênio são decisivos para a prática da atividade.

Deixar de fumar antes do exercício físico ou somente depois,  ajuda?

Não, pois um cigarro pode alterar por até 24 horas o transporte de oxigênio no organismo e fumar depois de exercício físico pode ser perigoso, pois a pessoa está respirando de maneira mais forte e ofegante, inalando em maior quantidade uma substância altamente tóxica

Conciliar cigarro e atividade física pode aumentar risco

Quando você fuma e logo em seguida pratica exercício físico, sua pressão arterial aumenta e isso se agrava ainda mais para quem tem problema de hipertensão, por isso antes de começar a fazer atividade física, o fumante precisa fazer um check-up cardiovascular e pulmonar completo e ser sempre acompanhado por um especialista, que aumente gradualmente o grau de atividade.

Correr ajuda a parar de fumar?

Sabemos que deixar o vício de lado não é apenas uma questão de força de vontade. Isso porque o hábito de fumar está ligado a fatores físicos, comportamentais, cognitivos e emocionais, sem contar com a nicotina, substância responsável por causar o vício. Ela é absorvida pelos pulmões, vai para o coração e através do sangue, se espalha pelo corpo rapidamente, chegando ao cérebro e causando a sensação de prazer. A tentativa de largar o vício geralmente é mais bem-sucedida quando o cérebro entende que há alguma recompensa, e a corrida pode contribuir para isso, substituindo a sensação de prazer da nicotina pela endorfina que é liberada durante a atividade, além de ser eficaz contra os sintomas de abstinência.

Porém, mantenha-se consciente de que você precisará se esforçar. É preciso traçar objetivos e metas específicas para poder trocar os “fumódromos” pelas pistas.

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