Menu Filtro

Neurociência no Esporte Você pode reprogramar seu cérebro?

Novos e importantes estudos na área da neurociência comprovam que podemos mudar a rede de programação do nosso cérebro e até do nosso DNA não somente com nossos pensamentos, mas também com nossos hábitos.

Muitas pessoas tem dificuldades com as mudanças, não conseguem  se manter disciplinadas, motivadas e focadas porque não tem esses conhecimentos e carregam a crença de que tudo é genético, de que tudo é difícil e de que é impossível uma mudança drástica de vida.

Além disso, “Os 3 maiores desejos  do nosso cérebro são: Sentir Prazer, Evitar a dor e Economizar energia”. (Dra Rosana Alves – O cérebro e alta performance YouTube), então, ao tentar sair da zona de conforto, o cérebro vai enviar um comando pra mente esmorecer e a mente vai tentar  te convencer a desistir.

Para sair desse ciclo vicioso, primeiramente é preciso ganhar consciência de que realmente é possível mudar. Depois, deve haver uma constante conversa interior argumentando com o nosso cérebro convencendo de que depois do esforço  haverá  descanso e prazer. E é muito importante cumprir o “combinado “.

Assim, quando está difícil levantar pra treinar, pense no quanto vai valer a pena o esforço.  Deite mais 10 minutinhos e visualize os melhores dias de treino, traga aquele sentimento pro momento. Pense também no seu melhor resultado em competições e lembre-se de como valeu a pena o esforço dos treinos. Após esse exercício de apenas 10 minutos, se a visualização foi bem feita, se você realmente vivenciou aqueles momentos, com certeza a motivação virá e você fará um excelente treino.

Aposte na capacidade da sua mente de ser treinada, do seu cérebro de ser reprogramado e do seu DNA de ser decodificado. Não feche os olhos para a ciência, interaja com ela.

There are no responses so far.

Lilia Godoi

Lilia Godoi é treinadora, diretora e proprietária da Lilia Godoi Assessoria Esportiva. Formada em Educação Física pela UFRJ e Pós Graduada em Treinamento Esportivo, é representante do Projeto Empresto Minhas Pernas no Rio de Janeiro e em Niterói, mestre de Reiki e atleta de várias modalidades esportivas com resultados nacionais e internacionais.

Patrocínio

Apoio