Menu Filtro

Montanha: Um lugar para todos!

Há tempos existe entre várias pessoas e grupos uma “vontade” muito grande de aproximar e unir cada vez mais os praticantes de esportes em meio a natureza, os ditos esportes outdoor.

Muitos destes esportes, como escalada, montanhismo, montain Bike, corrida, parapente, hiking, trekking e tanto outros dividem o mesmo espaço… e isso é muito bom.

Ao mesmo tempo que existe esta vontade ainda inicial, também existe um certo bairrismo de alguns e até algumas vezes justificável, pelo mal uso e falta de cuidado de nosso meio ambiente pelos praticantes. Este bairrismo ou zelo excessivo acaba por espantar e deixar as atividades limitadas a poucos praticantes, e mantendo a “ignorância” de informações, o que perpetua o ciclo do mal uso.

Esta falta de cuidado com o meio ambiente se deve muitas vezes a falta de informação, pois sem esta, os frequentadores de final de semana ou mais regulares acabam levando ou deixando resíduos em meio as trilhas, arriscando-se em locais perigosos, fazendo fogueiras e colocando em risco a sua vida e todo o meio em questão.

Ainda temos poucas iniciativas oficiais em direção a esta “vontade”. Eventos como a Jornada Cultural e Científica de Montanhismo, realizada no Rio de Janeiro, aproximou pela primeira vez – que eu tenha conhecimento – o montanhismo da bike, corrida e outras atividades, e com isso gerou uma aproximação de profissionais e praticantes das modalidades e, como falei acima, quando a “ignorância” diminui, a energia começa a ficar melhor e caminhar lado a lado com visões e intenções para um futuro mais construtivo e produtivo para todos, e isso inclui o meio ambiente, os esportes, a saúde física, mental, social e emocional.

Quanto mais diminuirmos estas distâncias e aumentarmos o alcance das informações sobre o COMO praticar e cuidar dos meios onde estamos inseridos, maior será o legado, e este trará mais pessoas, mais conscientes e mais e mais e mais, ou seja, todos ganham!

Pense nisso. Seja aí na sua cidade, bairro, rua, trilha, montanha, praia…seja onde for, vamos fazer esta “vontade” ser mais e fazer mais.

There are no responses so far.

Fábio Alonso (Tchê)

Fabio Moralles Alonso, mais conhecido por Tchê (48 anos), é fundador, coordenador geral e técnico da Trainer Assessoria desde 2003. Corredor amador que curte aventuras que vão da ultramaratona a desafios como o Km Social (2016), onde percorreu 1100 km em 21 dias em prol de um projeto social. Palestrante na área de treinamento em corrida saúde e motivacional. Apoiado pela marca Camelbak.

Patrocínio

Apoio