Menu Filtro

Mobilidade, Estabilidade, Flexibilidade, o que isso tem de importância no seu rendimento esportivo?

Pois bem, nosso corpo é uma união de músculos, ossos, articulações, órgãos vitais e uma infinidade de estruturas de revestimento as quais precisam estar em harmonia para que possamos executar desde tarefas simples do nosso dia á dia, quanto ter um bom desempenho esportivo.

Aí vai uma pergunta simples, você conhece seu pé? Ele é estável?

Imagine um grande prédio com uma estrutura metálica muito forte em seus andares superiores, mas que lá na sua fundação, foi feito um alicerce com areia ruim, deixando-o fraco, então o que aconteceria com esta estrutura??? Com certeza iria ou cair ou danificar outros pontos estruturais da construção.

É exatamente isso que acontece em nosso corpo.

Nossas articulações têm duas funções essenciais que são a MOBILIDADE e a ESTABILIDADE que dão ao nosso corpo a capacidade de se movimentar e executar movimentos com precisão e segurança.

A falta de mobilidade em uma articulação pode levar uma outra a ter que fazer a sua função e aí que mora o perigo, pois ao ter que executar uma função a qual não está preparada para exercer a estrutura acaba sendo levada a um stress e levando a graves lesões e limitações.

Nosso pé é uma articulação de ESTABILIDADE e acima do nosso pé vem o tornozelo que é uma articulação de MOBILIDADE, se nosso pé não faz sua função, mantendo a estabilidade sendo ele, a base de todo nosso corpo o tornozelo assume esta função, mas sem ter esta especialidade e com isso toda a cadeia acima, joelho (estabilidade), quadril (mobilidade), coluna (estabilidade), acabam pagando o preço.

O que seria pagar o preço? Seria sofrer uma carga com potencial capacidade de lesões ou desgastes que levam a limitação do movimento, diminuição das amplitudes de movimento que não só impedem gestos esportivos eficientes, mas atividades diárias.

O que mais perdemos com o passar dos anos é a mobilidade e força e aí inclua a flexibilidade, então se não cuidarmos da nossa mobilidade, iremos travando e ficando limitados, com dificuldades de entrar e sair do carro, de se abaixar para pegar algo no chão e outras tarefas relativamente simples, e sem falar, é claro, no rendimento esportivo que também ficará limitado.

E aos que treinam regularmente alguma modalidade como corrida, ciclismo, futebol ou outro esporte, quanto mais mobilidade aliado a força você tiver, maior seu rendimento, então se ainda não faz, comece a ir atrás de informação.

Se quiser ver um pouco, veja os vídeos em nosso Instagram @trainerassessoria.

Bons treinos.

There are no responses so far.

Fábio Alonso (Tchê)

Fábio Alonso (Tchê)

Fabio Moralles Alonso, mais conhecido por Tchê, é fundador, coordenador geral e técnico da Trainer Assessoria desde 2003. Corredor que curte aventuras que vão da ultramaratona a desafios como o Km Social, onde percorreu 1100 km em 21 dias em prol de um projeto social. Idealizador da PACE RUN, primeiro circuito de corridas com categorias por pace (sem sexo ou idade) e sócio da Indomit no Paraná. Apoiado pela Camelbak.

Patrocínio

Apoio