Menu Filtro

Me perdi, e agora? Parte II

Este é o segundo artigo em que iremos abordar aspectos relacionados a estar perdido na montanha: o que fazer (como se comportar) e problemas que podem se desenvolver.

No primeiro artigo discutimos como se comportar na montanha caso esteja perdido e fornecemos algumas dicas de como se preparar para a situação e aumentar as chances de ser encontrado por uma equipe de busca e resgate ou bombeiros. Neste segundo artigo vamos discutir problemas que podem se desenvolver ao longo do tempo e como se preparar para evitá-los enquanto você espera o socorro chegar.

Além de algum preparo pré-atividade no sentido de buscar informações sobre o local que você irá visitar, deixar alguém avisado sobre o seu roteiro e horário de retorno previsto, é altamente
recomendado que você tenha um kit básico de primeiros socorros. Com poucos recursos, pouco volume e pouco peso, você consegue administrar pequenas ocorrências durante o seu treino e evitar/minimizar os problemas que podem se desenvolver ao longo do tempo caso você tenha imprevistos ou se perca na trilha.

Confira abaixo alguns dos principais problemas que podem ocorrer caso você tenha que permanecer no local durante a noite ou se perca em uma trilha, bem como medidas preventivas e que podem lhe ajudar a administrar as situações com mais tranquilidade:

 

 

A maior parte dos acidentes e problemas nas montanhas podem ser evitados com bom planejamento, bons equipamentos e bom conhecimento.

Esperamos que essas dicas o ajudem a estar melhor preparado para lidar com situações inesperadas, mas lembre-se que você é o responsável pela sua segurança. Peso e volume são importantes na corrida de montanha mas não sacrifique a sua segurança por alguns gramas adicionais de um kit PS, água e alimentos na quantidade adequada e um anorak, pois eles podem salvar a sua vida! E lembre-se, conhecimento nunca é demais!

Bons treinos,

There are no responses so far.

Samanta Chu

Representante no Brasil e instrutora da Wilderness Medical Associates International (WMAI Brasil), ministra cursos no Brasil e no exterior desde 2011. Possui formação de Técnico de Emergências Médicas para Áreas Remotas (WEMT – EUA), é membro benfeitor do Grupo de Resgate em Montanha (Joinville, SC) e guia profissional conduzindo grupos em atividades outdoor diversas desde 2007.

Patrocínio

Apoio