Menu Filtro

Logística etapa/etapa de uma Stage Race de Mountain Bike

Mais uma vez, é chegada a hora de colocar em prática tudo o que foi treinado, testado, vivido, durante a temporada. Desta vez é a Brasil Ride, a maratona por estágios de Mountain Bike, mais importante do Brasil e possivelmente das Américas. Serão 7 dias de prova, de muita intensidade. Mas como se preparar para o dia a dia de um evento como este? Eu separei algumas dicas, baseado nas vivências que tive competindo este formato de provas, nos últimos 6 anos.

Uma das primeiras coisas que se deve ter atenção é quanto as características de cada etapa. Baseado nestas e no que você está acostumado e já testou nos treinos, montará sua estratégia de hidratação e nutrição. Quilometragem, altimetria, condições climáticas, quantidade de pontos de apoio com hidratação e alimentação, devem ser estudados.

Perfil de Etapas Brasil Ride 2021

Perfil de Etapas Brasil Ride 2021

Sugiro baseado nisso, já deixar um kit montado por etapa, onde colocará a quantidade de géis, as porções de isotônico e outras fontes de carboidratos. Deve ser avaliado inclusive se algum ponto de apoio pode ser dispensado, dependendo das suas ambições dentro da competição.

Ponto de Hidratação, Cape Epic 2018

Ter preparado previamente opções de refeições, sejam essas pré, pós, ou lanches, podem facilitar a sua tomada de decisão sobre o que comer, além de te socorrer no caso de não encontrar no local, preparos que esteja acostumado a consumir.

Kits de café da manhã Pré-Prova, lanches.

Para cada dia, gosto de planejar como será o pré e o pós prova também. Estabelecer tarefas e uma ordem para executar as mesmas, ajudarão a ter eficiência no decorrer da competição, otimizando o seu tempo de recuperação. Por exemplo, na véspera da etapa, já deixar separada a roupa e itens de higiene que usará ao chegar da prova. Deixar também já preparado a sua suplementação, apenas esperando adicionar água. Ter uma rotina pós etapa, como deixar a bike para lavar e revisar, tomar banho, alimentar, recuperar.

Cuidar da sua recuperação demanda tempo. Definir tarefas de rotina entre etapas, vão lhe liberar tempo para estes cuidados.

Avaliar como foi seu desempenho na etapa que passou e realizar os ajustes para o dia seguinte, conferir a previsão do clima novamente. São coisas que simplificam a tomada de decisões. E uma outra dica que acho legal, e que pode até servir de motivação, é deixar um kit camisa e bretelle, separados para um possível pódio.

Vai que dá pódio, a roupa estará separada…

Espero que tenham gostado das dicas!
Obrigado, bons treinos, e sucesso nas competições!

There are no responses so far.

Francisco Rotta Muller

Patrocínio

Apoio