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Isometria РPorque você deve incluir esse tipo de treino na sua rotina

Isometria – √© a caracter√≠stica de contra√ß√£o muscular onde se tem um equil√≠brio entre os m√ļsculos agonista e antagonista de um movimento (contra√ß√£o mantida).

Ou seja, existe contra√ß√£o muscular em dois ou mais sentidos de uma articula√ß√£o, mas n√£o se nota um movimento decorrente das contra√ß√Ķes, visto serem aplicadas for√ßas iguais entre agonista e antagonista de um movimento.

O treinamento isométrico (estático) consiste em levantar e manter um peso (ou o peso corporal) imóvel por um determinado intervalo de tempo.

Uma caracter√≠stica importante da isometria √© o fato de n√£o envolver movimento das articula√ß√Ķes, o que faz desse tipo de contra√ß√£o, bem eficaz quando uma pessoa se encontra com alguma les√£o em que o movimento articular esteja limitado.

A isometria ainda desenvolve a resist√™ncia dos ligamentos e tend√Ķes, resultando assim no aumento da flexibilidade.

Outro ponto positivos desta pr√°tica √© que muitas posi√ß√Ķes podem ser praticada em qualquer lugar e s√≥ necessitam do peso do pr√≥prio corpo. Neste √ļltimo caso, por√©m, deve-se aumentar a dura√ß√£o de cada posi√ß√£o.

Al√©m do tempo de dura√ß√£o de cada a√ß√£o, √© preciso aten√ß√£o para o √Ęngulo da articula√ß√£o quando a a√ß√£o √© feita. Independente do seu treinamento, n√£o descuide da postura e do alinhamento do corpo.

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Lilia Godoi

Lilia Godoi é treinadora, diretora e proprietária da Lilia Godoi Assessoria Esportiva. Formada em Educação Física pela UFRJ e Pós Graduada em Treinamento Esportivo, é representante do Projeto Empresto Minhas Pernas no Rio de Janeiro e em Niterói, mestre de Reiki e atleta de várias modalidades esportivas com resultados nacionais e internacionais.

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