Menu Filtro

Índicê Glicêmico x Emagrecimento

O Índice Glicêmico é o fator que demonstra a velocidade com que a glicose entrará na corrente sanguínea após o consumo de determinado carboidrato, quando comparado à referência que pode ser o pão branco (IG = 100) ou a própria glicose. Desta forma, os alimentos podem ser classificados como baixo, médio ou alto índice glicêmico.

Picos de Insulina

Ao consumir alimentos de alto índice glicêmico, a glicose chega muito rapidamente ao sangue causando picos de insulina. Uma repetição sistemática desses picos de insulina atrelada a fatores como obesidade, podem ocasionar quadro de resistência à insulina, que consequentemente pode levar ao diagnóstico de Diabetes Mellitus tipo 2. Assim o controle do índice glicêmico dos alimentos e refeições, através da manutenção desse pico de glicose, pode auxiliar tanto na redução do risco de diabetes quanto no emagrecimento; pois a insulina é um hormônio que tem como uma de suas ações estimular a atividade da enzima lipase lipoproteica, principal responsável pelo armazenamento de gordura no organismo influenciando a composição corporal.

O consumo frequente de alimentos de baixo índice glicêmico pode melhorar a sensibilidade à insulina, além de promover maior saciedade. Desta forma, optar pelo consumo dos alimentos de baixo índice glicêmico ao invés de elevado índice glicêmico é uma estratégia que pode ser utilizada em dietas com objetivo de emagrecimento, tratamento e prevenção Diabetes Mellitus, Síndrome Metabólica e outras doenças crônicas.

Redução do índice Glicêmico

A presença de fibras, proteínas e gorduras podem reduzir os valores do índice glicêmico de um alimento. Além disso, a procedência do alimento, tipo de cultivo, forma de processamento, cozimento e consistência (líquido ou sólido) também influenciam no comportamento glicêmico de determinado produto/preparação.

Assim, é importante sempre estar atento ao índice glicêmico dos alimentos e também às preparações, para que sejam feitas as melhores combinações resultando em refeições com índice glicêmico controlado, sem picos de insulina.

There are no responses so far.

Exceed

Exceed

O time de farmacêuticos, químicos e nutricionista da EXCEED está sempre atento as ultimas descobertas na área da nutrição funcional e esportiva. Todos os nossos produtos são desenvolvidos através de criterioso trabalho de pesquisa científica, avalizado por médicos, nutricionistas, preparadores físicos e atletas de ponta que recomendam e comprovam na prática sua eficiência.

Parceiros

Apoio