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Flora Intestinal X Imunidade

É bastante comum que com o acúmulo de treinos e a fadiga, nosso organismo baixe a guarda, e então resfriados, indisposição e alguns outros complicadores surjam. Nem sempre na nossa rotina conseguimos ter todos os cuidados que poderíamos ter para nos mantermos sempre fortes e saudáveis. Mas tenho uma dica, que para mim, fez uma diferença enorme na disposição para treinar, diminuindo a ocorrência destas situações em que “baixamos nossa guarda”.

A maior parte do nosso sistema imune fica concentrada em nosso sistema digestório. E o que podemos fazer para deixá-lo mais eficiente é melhorar a qualidade de nossa flora intestinal. A flora intestinal é formada por bilhões de bactérias, fungos e microrganismos. Quando esta flora intestinal está em equilíbrio, nosso intestino trabalha melhor, digerimos melhor os nutrientes absorvendo-os mais eficientemente, diminuímos inflamações, e diminuímos a capacidade de bactérias “do mal” se desenvolverem, causando doenças.

Alguns hábitos que podem ajudar nessa construção e manutenção de um sistema imune mais forte são:
– Dieta equilibrada e rica em fibras;
РHidrata̤̣o adequada;
– Consumo de alimentos probióticos: Iogurtes, kefir, Kombucha, e fermentados naturais;
– Complementação com pré e probióticos;
– Manter hábitos de higiene como lavar às mãos e realizar a correta limpeza dos alimentos.

Hoje em dia, é muito comum observar equipes esportivas, que costumam viajar bastante, principalmente quando o destino é em locais de cultura diferente da de origem, realizarem pré-temporadas ou chegar com mais dias de antecedência em seus eventos foco. Isso não tem apenas relação com adaptação ao fuso horário ou então para recuperação da viagem, mas sim para que o organismo dos atletas se adapte às bactérias daquele local. E isso se dá com a exposição ao ambiente.

Espero que essas dicas tenham sido úteis. Para mim, fazem uma diferença enorme, inclusive refletindo na minha saúde mental. Já ouviu falar do nosso segundo cérebro? Pesquise aí!

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