Menu Filtro

Fim de ano e as famosas promessas de mudanças

Início de ano e é hora de colocar tudo no papel!

Planos, objetivos, metas. Você sabe a diferença entre esses termos? Ou você acha que nem tem diferença?

Pois existe sim. Os planos são coisas que estão no imaginário, que você deseja, mas ainda não sabe bem ao certo como executar e às vezes, nem por onde começar.

Os objetivos por sua vez, já estão mais claros. Até damos os primeiros passos para a concretização, mas ainda está um pouco vago.

Já as metas são bem claras, estipuladas quantitativamente e com prazo definido!

Vou dar um exemplo. Se vc diz: esse ano vou emagrecer, melhorar minha alimentação, praticar atividade física, melhorar minha qualidade de vida; você está fazendo planos, mas ainda está um pouco vago. Qual atividade física? Academia ou ao ar livre? Emagrecer quanto? Mudar a alimentação como?

Aí você ganha um pouco mais de atitude e diz: Decidi! vou começar a correr, procurar uma assessoria esportiva e finalmente, emagrecer . Nesse caso, você está traçando objetivos.

Por fim, a motivação e a clareza do que você quer chegam ao ápice e você diz: Segunda-feira vou procurar a assessoria “x” para começar a correr e também vou agendar uma consulta com nutricionista para emagrecer 10 kg em 3 meses! Aí você traçou uma meta!

Alguns especialistas em coach orientam que ao menos 1 meta seja traçada em cada área da vida: Trabalho, Saúde, Família, Relacionamentos e Lazer. Outros já falam que é importante traçarmos 1 meta pequena pra 3 meses; outra média pra 6 meses, outra um pouco maior pra 1 ano e outra de mais longo prazo, pra 5 anos e então, a cada ano, seja feita uma análise se o caminho até a “metona” está sendo bem percorrido .

O importante é que as metas sejam claras e com prazos definidos! Depois, aja conforme o planejado . Se for preciso, releia todo o planejamento cada vez que perceber que está se afastando do caminho traçado.

Lembrem-se que o planejamento sempre nos coloca mais perto da nossa realização.

Então, “mãos a obra” e “Bora fazer acontecer”!

Um ano maravilhoso e de muitas realizações a todos!

There are no responses so far.

Lilia Godoi

Lilia Godoi

Lilia Godoi é treinadora, diretora e proprietária da Lilia Godoi Assessoria Esportiva. Formada em Educação Física pela UFRJ e Pós Graduada em Treinamento Esportivo, é representante do Projeto Empresto Minhas Pernas no Rio de Janeiro e em Niterói, mestre de Reiki e atleta de várias modalidades esportivas com resultados nacionais e internacionais.

Patrocínio

Apoio