Menu Filtro

Exaustão por calor

A exaustão por calor pode ocorrer quando realizado exercício físico intenso em locais muito quentes e frequentemente muito úmidos. A exaustão por calor em si não é um problema sério, mas exige atenção, pois se não identificada e tratada adequadamente pode evoluir para a hipertermia, uma condição séria que pode levar à morte.

Os principais sintomas da exaustão por calor são: dor de cabeça, fadiga, náusea, vômito, tontura, calafrios e possivelmente temperatura do corpo ligeiramente elevada. Ao identificar os primeiros sinais e sintomas de exaustão por calor durante um treino ou prova é importante ouvir seu corpo e parar o exercício, descansar em ambiente fresco abrigado do sol, beber fluidos para saciar a sede e alimentar-se.

Para prevenir a exaustão por calor é importante a hidratação adequada e a devida aclimatação ao ambiente quente de forma gradativa, evitando a exposição/ treino nas horas mais quentes do dia. Prepare-se para corridas em locais muito quentes e úmidos treinando em locais com clima similar, chegando ao local da corrida com alguns dias de antecedência expondo o seu organismo ao novo ambiente e durante os treinos faça um bom planejamento.

Bons treinos!

There are no responses so far.

Samanta Chu

Samanta Chu

Representante no Brasil e instrutora da Wilderness Medical Associates International (WMAI Brasil), ministra cursos no Brasil e no exterior desde 2011. Possui formação de Técnico de Emergências Médicas para Áreas Remotas (WEMT – EUA), é membro benfeitor do Grupo de Resgate em Montanha (Joinville, SC) e guia profissional conduzindo grupos em atividades outdoor diversas desde 2007.

Patrocínio

Apoio