Menu Filtro

Doenças relacionadas à água

Como falado no último post da Clorin, mesmo a água estando aparentemente limpa e cristalina, pode conter agentes patogênicos vivos invisíveis a olho nu, sejam bactérias, protozoários ou vírus capazes de causar doenças.

Apesar de necessária à vida do homem, a água pode ser responsável pela transmissão de muitas doenças caso esteja contaminada, tais como:

  • Cólera: Doença intestinal infecciosa causada pela toxina do vibrião colérico (Vibrio cholerae), adquirida através da ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes ou vômitos de doentes ou portadores. Os sintomas iniciam-se com uma diarreia aquosa em grande quantidade, com ou sem vômitos, dores abdominais e cãibras. Se não for tratado prontamente, pode haver piora do quadro com desidratação, estado de choque e diminuição da função renal.
  • Febre Tifoide: A febre tifoide é uma doença infecciosa potencialmente grave, causada pela bactéria Salmonella typhi. Caracteriza-se por febre prolongada, alterações do trânsito intestinal, aumento de vísceras como o fígado e o baço. A principal forma de transmissão é pela ingestão de água ou de alimentos contaminados com fezes humanas ou, menos frequentemente, com urina contendo a bactéria.
  • Hepatite Tipo A: É uma inflamação do fígado causada por um vírus chamado Vírus da Hepatite A (HAV). Os sintomas iniciais são variáveis, podendo ocorrer mal estar generalizado, dores no corpo, dor na parte direita superior do abdômen, dor de cabeça, cansaço, falta de apetite e febre.
  • Amebíase: A amebíase é uma infecção parasitária que acomete o intestino. Amebíase é causada pelo parasita Entamoeba histolytica, que entra no organismo principalmente por meio da ingestão de água ou comida contaminadas. Esse parasita também pode entrar no corpo por meio do contato direto com a matéria fecal. Entamoeba histolytica libera cistos, que são uma forma relativamente inativa do parasita e que pode viver por vários meses no ambiente em que foram depositados, geralmente nas fezes, no solo e na água.
  • Giardíase: É uma infecção intestinal causada por um parasita microscópico que é encontrado em todo o mundo. A giardíase é marcada por cólicas abdominais, flatulência, náuseas e episódios de diarreia. A infecção pode ser causada por parasitas encontrados em riachos e lagos do sertão, bem como no abastecimento municipal de água, piscinas, banheiras de hidromassagem e poços. Vários medicamentos são geralmente eficazes contra a giardíase, mas nem todo mundo responde a eles. Prevenção é a melhor defesa.
  • Leptospirose: A fonte de infecção é a urina e, possivelmente, os tecidos infectados dos animais doentes crônicos, selvagens ou domésticos. A contaminação se dá, principalmente, pelo contato da pele e das mucosas com a água poluída pela urina e, possivelmente por via oral. Os sintomas são febre, intenso mal-estar, podendo ocasionar problemas de hepatite, conjuntivite, insuficiência renal e hemorragia cutâneo-mucosa. Estudos indicam que a sobrevivência da leptospira na água vai até 36 horas.
  • Esquistossomose: É a mais grave forma de parasitose por organismo multicelular e se constitui um dos mais graves problemas de saúde pública no Brasil, matando centenas de milhares de pessoas por ano. Os ovos chegam ao meio exterior com as fezes e, quando atingem a água, rompem-se e libertam o embrião, que procura rapidamente o hospedeiro intermediário – um caramujo de água doce. No interior do molusco, o embrião gera cerca de 300.00 larvas que se libertam do animal e atingem o hospedeiro definitivo – o homem.

Para evitar que se contraiam tais doenças é preciso garantir que a água de consumo de toda a família seja filtrada e potável, principalmente nas atividades ao ar livre, como caminhadas, camping e escaladas. Para isso, esteja sempre munido de Clorin 1mg que você e toda a sua família estarão protegidos.

Publicação da Clorin, parceira do CamelBak Training Club.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

There are no responses so far.

Clorin

Clorin

Clorin é uma linha completa e abrangente, com produtos para descontaminação de água, alimentos e superfícies. O produto Clorin 1mg, para descontaminação de 500 ml a 1 litro de água cada pastilha, possui ação germicida e é indicado em ocasiões onde haja indisponibilidade de água tratada ou falta de confiança na procedência da água utilizada para torna-la potável para consumo humano. É ideal para o uso em camping, ecoturismo, caminhadas e atividades náuticas, militares e esportivas ao ar livre. Seu uso previne o risco de se contrair as doenças transmitidas por águas contaminadas.

Parceiros

Apoio