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Corrida: Sugestões para iniciar na atividade

A corrida é uma das práticas de atividades físicas que mais cresceu nos últimos anos. É um esporte acessível a maioria das pessoas. Na corrida, não é preciso grandes investimentos para começar, apenas exige força de vontade e disciplina.

Para quem almeja começar a correr, elaborei algumas sugestões para que o inicio nesse esporte seja de maneira adequada e sem traumas articulares ou fisiológicos que o façam desistir. Mas lembre-se, antes de iniciar qualquer prática esportiva, procure seu médico para fazer alguns exames clínicos e saber se você não possui nem um tipo de impedimento que o proíba de treinar.

Iniciando

Inicialmente, sugiro que você se programe para iniciar o treinamento, vamos supor que você começará a treinar amanhã. Vamos nos preparar para começar?

Hoje procure se hidratar melhor, nutrir-se com alimentos mais ricos em vitaminas, carboidratos, proteínas e, prefira alimentos naturais, nada industrializado. Durma 7 horas ou mais essa noite. Afinal, amanhã é o dia do seu primeiro treino.

Muito bem, chegamos ao grande dia. Primeiramente, lembre-se de se alimentar cerca de 40 a 60 minutos antes de treinar.

– Alongue cada grupo muscular por no máximo 8 segundos;

-Caminhe 30 minutos em ritmo moderado a acelerado em local plano, respeitando seu próprio limite.

Faça isso 3 vezes por semana.

A partir da quarta semana

Chegamos a quarta semana de treinos, agora vamos começar especificamente com a corrida. No primeiro dia dessa semana vamos tentar fazer o seguinte:

– Alongue cada grupo muscular por no máximo 8 segundos;

– caminhe 20 minutos em ritmo moderado a acelerado em local plano, respeitando seu próprio limite;

– Corra por 30 segundos e logo depois caminhe por 3 minutos. Repita isso por 4 vezes.

Ao terminar o treino, relaxe e curta o prazer que lhe deu começar a correr.

Repita esse treino por mais 3 semanas. Ao final das 3 semanas comece a brincar de correr um pouco mais, aumente 10 segundos o tempo de corrida. Será incrível como seu corpo se adaptará ao esforço.

É super importante que você não aumente muito a “quantidade” de corrida de uma só vez, tenha paciência e pratique com moderação.

Forte abraço!

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Alan Schmidt

Alan Schmidt

Diretor executivo e treinador na Bio Eco Esportes. Periodiza e administra treinamentos personalizados esportivos indoor e outdoor no Brasil e exterior desde 2001 e com diversos atletas em seleções nacionais de canoagem slalom e natação, bem como atletas amadores em Montain bike, Triathlon, travessias, Rafting e Corrida. Com formação e mestrado em Educação Física.

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