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Como parar de cair em ciladas na busca do desempenho atlético

Nessas √ļltimas semanas tivemos muitos maus exemplos de pessoas que se dizem profissionais da √°rea da sa√ļde e enganam as pessoas prometendo resultados milagrosos utilizando de t√©cnicas pouco fundamentadas cientificamente. Visto o Dr. Bumbum, que ganhou os notici√°rios recentemente e outros tipos de profissionais que fazem propagandas nas redes sociais dizendo que seus m√©todos s√£o infal√≠veis. Mas h√° grande ciladas nesses casos.

Não existe milagre para alcançar o objetivo que você traçou. Você é resultado de tudo aquilo que faz no seu dia a dia, ou seja, se não treinar, trabalhar ou se alimentar de maneira adequada, não conseguirá atingir suas metas.

Por isso, sugerimos parar de seguir os ‚Äútreinos‚ÄĚ de outras pessoas. Em vez disso, foco no que VOC√ä precisa. Isso significa que na maioria das vezes voc√™ precisar√° treinar sozinho um treino exclusivamente preparado a voc√™. Os treinos em grupo servir√£o para as especificidades e momentos certos e nem sempre eles funcionam como prometem pois n√£o possui as especificidades do seu objetivo.

Preste muita aten√ß√£o nos seus momentos de recupera√ß√£o. Sua comida, o quanto voc√™ dorme, as cervejas, tudo vai afetar seu desempenho. Para se trabalhar com intensidade e qualidade nos treinos, √© imprescind√≠vel que voc√™ saiba quando e como descansar para se recuperar. Segundo Jim Vance, treinador¬†americano, se as pessoas se preocuparem em fazer s√≥ os exerc√≠cios mais estressantes e exaustivos, n√£o conseguir√£o as adapta√ß√Ķes fisiol√≥gicas necess√°rias e, ainda, parar√° com o treino antecipadamente.

Para a maioria das pessoas que desconhece profundamente a ci√™ncia envolvida na pr√°tica de exerc√≠cios ou modalidades esportivas, uma das maiores ciladas existentes √© pensar que quanto mais minutos de exerc√≠cios feitos em uma √ļnica sess√£o ser√° melhor para seu desenvolvimento. Isso nem sempre √© real! Existem muitas considera√ß√Ķes a fazer sobre quanto tempo fazer uma determinada atividade deve ser mantida. Por exemplo, n√£o √© porque a pessoa corre provas de 10 quilometros, que ela dever√° correr 10 quilometros em todo treino. Isso, com certeza, a levar√° a¬†um quadro de les√Ķes cr√īnicas.

Sugerimos tamb√©m que n√£o deixe de fazer o aquecimento antes de iniciar as atividades principais e, muito menos, n√£o fazer o ‚Äúdesaquecimento‚ÄĚ ao final de cada treino. Essas simples a√ß√Ķes, far√£o com que voc√™ melhore seu desempenho, j√° que voc√™ est√° se preparando para ela. E melhorar√° sua recupera√ß√£o para a pr√≥xima sess√£o de treino.

Nosso ultimo apontamento é muito importante também: Não se sabotar!

Quando você está estressado ou entediado, a tendência é não fazer a programação correta do treino. Isso é muitíssimo comum acontecer com qualquer pessoa. Mas se você pensar que vai te ajudar mais seguir a programação correta do que fazer o treino de qualquer jeito, lhe poupará sentimentos de frustração e desanimo.

Nesse sentido, n√£o tenha d√ļvida, acredite que a sa√ļde √© seu bem mais valioso. Invista nela seu tempo, dinheiro e foco. N√£o deixe essas ciladas acontecerem com voc√™. N√£o ignore as inova√ß√Ķes surgidas nos ultimos anos. A tecnologia veio para estudarmos individualmente seus dados. N√≥s, treinadores, temos como nosso principal dever, encontrar e te devolver as melhores solu√ß√Ķes para o desenvolvimento da sua sa√ļde ou performance, seja voc√™ uma pessoa que ama treinar ou seja um profissional do esporte!

Bons treinos!

Referências:

Vance, Jim. https://www.trainingpeaks.com/blog/10-things-endurance-athletes-need-to-stop-doing/?utm_source=tpnu&utm_medium=email&utm_content=day1&utm_campaign=nonuser_optin Acesso: 12/07/2018.

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Alan Schmidt

Diretor executivo e treinador na Bio Eco Esportes. Periodiza e administra treinamentos personalizados esportivos indoor e outdoor no Brasil e exterior desde 2001 e com diversos atletas em sele√ß√Ķes nacionais de canoagem slalom e nata√ß√£o, bem como atletas amadores em Montain bike, Triathlon, travessias, Rafting e Corrida. Com forma√ß√£o e mestrado em Educa√ß√£o F√≠sica.

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