Menu Filtro

Como lavar um saco de dormir de pluma

Lavar um saco de dormir de pluma pode soar como uma tarefa assustadora para algumas pessoas. Jaquetas ou sacos de dormir com enchimento de pluma são equipamentos caros e que demandam um certo nível de cuidado no armazenamento, no uso e na manutenção. Por isso muitas pessoas fazem de tudo para não precisar lavar de verdade esses itens.

Realmente não é uma tarefa simples, mas chega um momento em que não temos como evitá-la. É fundamental que a sujeira, poeira e o óleo da nossa pele não cheguem até o enchimento de plumas, quando isso acontece a capacidade das plumas em reter o ar quente é prejudicada e o equipamento perde parte da sua eficiência.

Um bom saco de dormir é um investimento ,e com o cuidado certo, ele manterá você aquecido em muitas aventuras, por anos e anos. Então, vamos ver como limpar um saco de dormir de plumas – ou uma jaqueta de plumas – corretamente.

Com que frequência você deve lavar seu saco de dormir ou jaqueta de plumas?

Você não precisa lavar o saco de dormir após cada acampamento, mas deve lavá-lo ao menos uma vez por ano. Não espere até o ponto em que a sujeira seja perceptível, quando isso acontece você já estará no estágio em que os óleos e sais podem danificar as plumas.

A sujeira normalmente aparece primeiro ao redor do capuz e da área do pescoço, mas você deve verificar todo o saco de dormir periodicamente. Experimente fazer limpezas pontuais no saco de dormir ou jaqueta sempre que você encontrar algum sinal de sujeira. Para isso inspecione seu equipamento e quando achar necessário faça a limpeza do local usando um pano ou esponja macia com um pouco de água e sabão neutro líquido ou sabão de coco. Não esfregue o local com força demais para não agredir o tecido externo. Sempre deixe a peça secar bem antes de guardar.

Saiba que mesmo fazendo essa manutenção superficial vai chegar um momento em que você terá que lavar o seu saco de dormir. E com as jaquetas isso pode ser até mais rápido, já que elas são mais susceptíveis aos odores causados pela transpiração, principalmente na região das axilas, pescoço e costas.

Procure lavar seus equipamentos com enchimento de plumas em um período do ano em que a temperatura seja mais alta, isso vai ajudar na secagem se você não tiver uma máquina de secar.

O que você precisa para lavar um saco de dormir de plumas?

1. Produtos feitos especialmente para lavar materiais com enchimento de plumas, como por exemplo o Down Wash Direct, da Nikwax ou o Revivex, da Gear Aid. O maior problema é que estes produtos são importados e não são encontrados normalmente no Brasil, por isso muita gente por aqui usa sabão líquido neutro para roupas delicadas, que pode ser encontrado sem dificuldade nos grandes supermercados e lojas online.

Outra opção de produto para lavar equipamentos outdoor e que funciona perfeitamente para a limpeza de sacos de dormir de pluma é o Lava Tudo da Azteq. Nós já testamos aqui no Gear Tips com algumas jaquetas de pluma e o Lava Tudo funcionou muito bem! Já falamos deste produto antes, veja:

2. Outro ponto que merece atenção especial é o tipo da sua máquina de lavar. Não é qualquer máquina que pode ser usada para lavar equipamentos com plumas, o ideal é usar uma máquina de lavar de tombamento, isto é, aquelas máquinas com porta frontal. As máquinas mais comuns em uso aqui no Brasil são aquelas com tampa superior e com um agitador central, essas máquinas podem estragar completamente seu saco de dormir ou jaqueta de pluma. A máquina deve ser de grande capacidade, para que haja espaço suficiente para o seu saco de dormir girar livremente dentro dela.

3. Após lavar use uma máquina de secar grande, com espaço de sobra para acomodar seu equipamento e não centrifugue. E tenha paciência, o processo de secagem pode demorar.

Em caso de dúvida sobre o quão agressiva sua máquina de lavar pode ser, não se arrisque. Em vez de usá-la, opte por lavar à mão.

ATENÇÃO: O QUE VOCÊ NÃO DEVE FAZER

Nunca lave a seco. Os produtos químicos do processo de lavagem a seco irão danificar o enchimento de plumas.

Nunca levante um saco de dormir enquanto ele estiver cheio de água. O peso da água pode danificar os compartimentos internos que alojam as plumas. O melhor jeito para transportar um saco de dormir molhado é enrolando ele e segurando por baixo, sem deixar nenhuma ponta pendurada.

Nunca use uma máquina de lavar de carregamento superior. A ação mecânica o agitador central da máquina de lavar irá danificar o saco de dormir ou a jaqueta. Não centrifugue nunca.

Nunca use amaciantes, alvejantes ou outros produtos químicos que não sejam específicos para plumas. Amaciantes de roupas e outros produtos para lavagem de roupas comuns podem danificar os tecidos externos e o enchimento de plumas.

Nunca guarde seu equipamento úmido. É assim que o mofo e o bolor se formam. Se você passar a mão e sentir aglomerados no enchimento do saco de dormir de plumas significa que ele não está completamente seco ainda.

Como lavar um saco de dormir ou jaqueta de pluma

INSTRUÇÕES PARA LAVAR À MÃO

É melhor usar uma banheira, mas se não for possível, você pode usar um tanque grande, bacia ou um balde.
Vire o saco de dormir do avesso, coloque-o na banheira e adicione água (o suficiente para cobrir o saco). A maioria dos sacos de dormir e jaquetas podem ser lavados com água morna (até 40°C), mas não use água quente demais. Em caso de dúvida sobre a temperatura ideal da água consulte as instruções de lavagem do fabricante do equipamento.
Use a quantidade recomendada de sabão líquido neutro (verifique as indicações para lavagem do fabricante do equipamento), amasse suavemente o saco de dormir para forçar a entrada da água com sabão através dele. Não erga o saco de dormir durante este processo.
Quando o saco de dormir parecer limpo, esvazie a banheira e enrole ele com cuidado, esprema suavemente para retirar parte da água que está dentro nele.
Comece o processo de enxague. Desvire o saco de dormir, deixando ele do lado certo (antes estava do avesso). Encha novamente a banheira com água morna limpa e amasse gentilmente o saco de dormir para forçar a passagem da água limpa através dele – continue enxaguando até que não haja mais espuma.
Ao terminar de enxaguar, esvazie a banheira e enrole novamente o saco de dormir, apertando com cuidado para tirar o excesso de água do interior dele.

INSTRUÇÕES PARA LAVAR NA MÁQUINA

Verifique se tem alguma coisa nos bolsos (alguns sacos de dormir tem bolsos internos), feche todos os zíperes e vire o saco de dormir do avesso antes de colocá-lo na máquina.
Selecione um ciclo de lavagem delicado com uma configuração de temperatura da água que não seja não superior a 40°C e adicione um ciclo de enxágue extra. Use a quantidade de sabão líquido neutro indicada pelo fabricante do equipamento e/ou pelo fabricante do sabão (se for um produto especial para plumas).
Enrole novamente o saco de dormir com cuidado para tirar a água de dentro dele. É importante tirar o máximo de água possível antes de removê-lo de dentro da máquina.

DICA PRO: Verifique o ciclo de centrifugação da máquina regularmente, pois ele pode travar devido ao desequilíbrio de peso. Se isso acontecer, redistribua o peso do saco de dormir e continue.

Como secar um saco de dormir de pluma

NA MÁQUINA DE SECAR ROUPA

Depois que a água for cuidadosamente extraída do saco de dormir de pluma, você pode enrolá-lo e transferi-lo para a secadora. O ideal é que a secadora de roupas também seja do tipo que possui abertura frontal, como a máquina de lavar.
Estenda o saco com cuidado para que ele preencha o espaço do tambor da secadora antes de iniciar o procedimento de secagem.
Coloque duas ou três bolas de tênis limpas junto com o saco de dormir. Essas bolas ajudarão a “quebrar” aglomerados de penugem e afofarão as plumas durante o processo de secagem
Defina a secadora para nível baixo ou ‘delicado’ e execute um ciclo completo.
Vire o saco de dormir do lado avesso e coloque-o de volta na secadora.
Repita os ciclos de secagem até ter certeza absoluta de que a pluma está completamente seca. Se o saco for guardado ligeiramente úmido, pode ser que aconteça a formação de mofo ou bolor.
Se você passar a mão no equipamento e sentir aglomerados de plumas, significa que ele ainda não está seco o suficiente.
Quando estiver completamente seco, deixe o saco de dormir arejando por pelo menos 48 horas antes de guardá-lo.

DICA PRO: Secar um saco de plumas leva tempo, portanto seja paciente. Pode ser necessário secá-lo na máquina várias vezes. Quando o processo de secagem terminar por completo você pode afofar as plumas dando umas batidas no saco de dormir com as mãos ou com uma régua.

SECAGEM MANUAL

A secagem manual é muito demorada, pode levar alguns dias para que o seu saco de dormir seque completamente. Então, pense bem ao escolher o local onde ele ficará secando. Deve ser um lugar ventilado, abrigado da chuva ou sereno e com sombra.

Tenha certeza de que você extraiu o máximo possível de água ao terminar a lavagem, desta forma a secagem será um pouco mais rápida.
Coloque o saco de dormir (ou jaqueta de pluma) deitado em uma superfície plana, na sombra e num local ventilado. Você pode esticar o saco de dormir inteiro ou a jaqueta sobre um varal de roupas. Eles não devem secar pendurados, pendurar pode causar o deslocamento das plumas no interior do equipamento. É possível secar ao sol, mas lembre-se que deixar os equipamentos expostos ao sol forte por muito tempo não é bom para os tecidos deles. Portanto se você optar por secar ao sol tenha cuidado com o tempo de exposição e evite os dias mais quentes.
A secagem manual será muito mais demorada, e por isso mesmo você terá que ter mais tempo disponível e paciência para concluir o processo. De tempos em tempos mude o equipamento de posição para facilitar a secagem uniforme e apalpe a jaqueta ou saco de dormir para ajudar na separação das plumas durante a secagem.
Verifique a presença de aglomerados nas plumas quando achar que a secagem está completa, e se houver algum aglomerado significa que ele não está completamente seco ainda.
Deixe o saco de dormir arejando por pelo menos 48 horas antes de guardá-lo.

Conclusão

Pois é, lavar um saco de dormir de plumas não é uma tarefa tão simples quanto lavar nossas roupas outdoor, mas também não é uma coisa tão complicada assim – principalmente se você tiver acesso a uma máquina de lavar e de secar do tipo certo. A primeira vez pode ser um pouco assustadora, mas depois você se acostuma com o processo.

DICA PRO
Se você quer aprender a cuidar melhor dos seus equipamentos vale a pena assistir os nossos webinars apresentados em 2019 e 2020, acesse:

– Webinar Care and Repair 2019
– Webinar Care and Repair 2020

Nestes webinars Pedro Lacaz Amaral fala sobre a manutenção de diversos tipos de equipamentos outdoor, indo além dos sacos de dormir e jaquetas. Os membros premium do Gear Tips Club tem acesso gratuito a estes vídeos e muitos outros. Ainda não é assinante? Saiba mais aqui. 

There are no responses so far.

Gear Tips

O Gear Tips é um canal e site especializado em Equipamentos de Aventura destinados à pratica de Hiking, Trekking e outras atividades Outdoor.

Patrocínio

Apoio