Menu Filtro

Como está a sua recuperação pós-treino?

Você acha que está fazendo isso certo?

Então vamos conferir. Primeiro vou passar algumas informações importantes.

Fatores que afetam a recuperação:

Idade – Atletas com mais de 25 anos necessitam de um período maior de recuperação;

Sexo – Mulheres tem recuperação mais lenta devido a níveis mais baixos do hormônio estrogênio;

Capacidade Técnica – Atletas com mais capacidade técnica possuem melhor eficiência mecânica, o que faz com que gastem menos energia ao praticar a atividade e, ainda, contem com uma adaptação fisiológica mais veloz;

Tipo de Fibra Muscular Utilizada – as fibras musculares de contração rápida (distância curta) entram em fadiga mais rápido do que as fibras de contração lenta ( distância longa) porém, se recuperam mais rápido também. Ou seja, um treino intermitente de “tiros de velocidade” se respeitada a relação volume/ intensidade, exigirá um período de recuperação bem menor do que um treino forte contínuo.

E pontos na maioria das vezes, desconhecido pelos atletas:

Alimentação – Cada tipo de treino exige determinado tipo de nutriente para ser metabolizado da melhor forma, produzindo mais energia e oferecendo uma melhor recuperação também;

Fatores Psicológicos – Stress, brigas, discussões, medos e angústias podem liberar cortisol e outros hormônios que tenham relação com o estresse, causando problemas fisiológicos que podem inibir o crescimento do tecido muscular e a sua reconstituição, aumentar a tensão muscular, diminuir a resposta a processos inflamatórios , diminuir a resposta do sistema imunológico e afetar a precisão e a coordenação neuromuscular.

E aí? Agora sim, você pode responder: Está se recuperando adequadamente?

Para complementar, veja a tabela do tempo estimado para a recuperação de cada tipo de atividade:

 

There are no responses so far.

Lilia Godoi

Lilia Godoi

Lilia Godoi é treinadora, diretora e proprietária da Lilia Godoi Assessoria Esportiva. Formada em Educação Física pela UFRJ e Pós Graduada em Treinamento Esportivo, é representante do Projeto Empresto Minhas Pernas no Rio de Janeiro e em Niterói, mestre de Reiki e atleta de várias modalidades esportivas com resultados nacionais e internacionais.

Patrocínio

Apoio