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Como começar a se preparar para os 100 anos

H√° algumas d√©cadas atr√°s, chegar vivo at√© os 100 anos era algo fora do comum. No entanto, hoje em dia, vemos com frequ√™ncia pessoas com idade entre 80 e 100 anos passeando pelas ruas, nadando, pescando, trabalhando, correndo, andando de bicicleta, fazendo viagens e aproveitando muito bem a vida que constru√≠ram, enquanto outras da mesma idade, com muitas dificuldades relacionadas a mobilidade, a aspectos metab√≥licos e cardiovasculares, tendo dificuldade para viver com a mesma qualidade. A falta de sa√ļde em idosos tem inflado o n√ļmero de casos de depress√£o, de acidentes, dem√™ncias e aumentado a busca pela rede publica de sa√ļde, o qu√™ se tornou um grande problema para a sociedade como um todo.

Tendo em vista esse cen√°rio, nossa coluna tem como objetivo trazer a luz do seu conhecimento, como se preparar para chegar saud√°vel e ativa nesta longeva idade.

Come√ßaremos com um ditado muito famoso: ‚Äú√© melhor prevenir agora, do que remediar depois‚ÄĚ. Pois √©, √© de extrema import√Ęncia come√ßar a adquirir h√°bitos saud√°veis desde j√°.

Dentre eles, fa√ßa exames regulares com seus m√©dicos para monitorar como anda sua sa√ļde. Isso mesmo, quanto antes voc√™ detectar algo estranho acontecendo com voc√™, melhor ser√° sua recupera√ß√£o no curto prazo.

Alimentação

Sua alimentação deve ser repensada e deverá começar a conter mais água e sucos naturais, alimentos frescos e, consequentemente, menos alimentos industrializados. Pense em se acostumar a ingerir mais frutas, hortaliças, grãos e insumos. Vários cientistas ao redor do mundo têm sinalizado que esse tipo de conduta alimentar pode prolongar sua vida e ajudá-lo a viver melhor.

Exercícios

Os exerc√≠cios devem fazer parte do seu dia-a-dia. Essa regra vale ouro! N√£o pense em ser um super-atleta, ao contr√°rio do que muita gente pensa, pessoas que ultrapassam com frequ√™ncia os limites corporais, tendem a ter as fun√ß√Ķes m√ļsculo-esquel√©ticas prejudicadas pelos excessos de exerc√≠cios. Ent√£o pense em treinar muscula√ß√£o ao menos duas vezes por semana (no m√≠nimo), pois ela te ajudar√° a n√£o perder tanta massa magra ao longo dos anos. Inclua tamb√©m exerc√≠cios aer√≥bico e anaer√≥bicos, assim voc√™ melhora a efici√™ncia na assimila√ß√£o do oxig√™nio e nutrientes em seus tecidos.

Sono

Durma e descanse o suficiente para estar dispostos para honrar seus compromissos di√°rios. Evite celular, televis√£o, tablets, computador e tudo que tenha muita luz quando for repousar.

Economize bens suficientes para que possa chegar lá frente e depender o minimo possível da ajuda assistencial que nosso governo proporciona.

Esteja no agora, não fique vivendo no passado ou no futuro. Isso lhe trará ótimas experiências.

Isso tudo que acabei de expor é muito fácil de ser feito, mas ao longo dos anos perdemos esses costumes em algum lugar. Reflita e coloque em ação seu plano de vida. E quando chegar lá, aproveite ao máximo.

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Alan Schmidt

Diretor executivo e treinador na Bio Eco Esportes. Periodiza e administra treinamentos personalizados esportivos indoor e outdoor no Brasil e exterior desde 2001 e com diversos atletas em sele√ß√Ķes nacionais de canoagem slalom e nata√ß√£o, bem como atletas amadores em Montain bike, Triathlon, travessias, Rafting e Corrida. Com forma√ß√£o e mestrado em Educa√ß√£o F√≠sica.

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