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Como começar a se preparar para os 100 anos

Há algumas décadas atrás, chegar vivo até os 100 anos era algo fora do comum. No entanto, hoje em dia, vemos com frequência pessoas com idade entre 80 e 100 anos passeando pelas ruas, nadando, pescando, trabalhando, correndo, andando de bicicleta, fazendo viagens e aproveitando muito bem a vida que construíram, enquanto outras da mesma idade, com muitas dificuldades relacionadas a mobilidade, a aspectos metabólicos e cardiovasculares, tendo dificuldade para viver com a mesma qualidade. A falta de saúde em idosos tem inflado o número de casos de depressão, de acidentes, demências e aumentado a busca pela rede publica de saúde, o quê se tornou um grande problema para a sociedade como um todo.

Tendo em vista esse cenário, nossa coluna tem como objetivo trazer a luz do seu conhecimento, como se preparar para chegar saudável e ativa nesta longeva idade.

Começaremos com um ditado muito famoso: “é melhor prevenir agora, do que remediar depois”. Pois é, é de extrema importância começar a adquirir hábitos saudáveis desde já.

Dentre eles, faça exames regulares com seus médicos para monitorar como anda sua saúde. Isso mesmo, quanto antes você detectar algo estranho acontecendo com você, melhor será sua recuperação no curto prazo.

Alimentação

Sua alimentação deve ser repensada e deverá começar a conter mais água e sucos naturais, alimentos frescos e, consequentemente, menos alimentos industrializados. Pense em se acostumar a ingerir mais frutas, hortaliças, grãos e insumos. Vários cientistas ao redor do mundo têm sinalizado que esse tipo de conduta alimentar pode prolongar sua vida e ajudá-lo a viver melhor.

Exercícios

Os exercícios devem fazer parte do seu dia-a-dia. Essa regra vale ouro! Não pense em ser um super-atleta, ao contrário do que muita gente pensa, pessoas que ultrapassam com frequência os limites corporais, tendem a ter as funções músculo-esqueléticas prejudicadas pelos excessos de exercícios. Então pense em treinar musculação ao menos duas vezes por semana (no mínimo), pois ela te ajudará a não perder tanta massa magra ao longo dos anos. Inclua também exercícios aeróbico e anaeróbicos, assim você melhora a eficiência na assimilação do oxigênio e nutrientes em seus tecidos.

Sono

Durma e descanse o suficiente para estar dispostos para honrar seus compromissos diários. Evite celular, televisão, tablets, computador e tudo que tenha muita luz quando for repousar.

Economize bens suficientes para que possa chegar lá frente e depender o minimo possível da ajuda assistencial que nosso governo proporciona.

Esteja no agora, não fique vivendo no passado ou no futuro. Isso lhe trará ótimas experiências.

Isso tudo que acabei de expor é muito fácil de ser feito, mas ao longo dos anos perdemos esses costumes em algum lugar. Reflita e coloque em ação seu plano de vida. E quando chegar lá, aproveite ao máximo.

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Alan Schmidt

Alan Schmidt

Diretor executivo e treinador na Bio Eco Esportes. Periodiza e administra treinamentos personalizados esportivos indoor e outdoor no Brasil e exterior desde 2001 e com diversos atletas em seleções nacionais de canoagem slalom e natação, bem como atletas amadores em Montain bike, Triathlon, travessias, Rafting e Corrida. Com formação e mestrado em Educação Física.

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