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Como começar na alta montanha

Para muitas pessoas a escalada em alta montanha √© um passo natural depois de fazer as principais trilhas e montanhas no Brasil. Mas esse passo n√£o √© t√£o simples assim, as montanhas de altitude trazem novos desafios, terrenos, t√©cnicas e equipamentos ‚Äď muita coisa √© diferente do que fazemos nas montanhas brasileiras. Para te ajudar nessa transi√ß√£o n√≥s reunimos v√°rias dicas b√°sicas para voc√™ entender um pouco mais sobre a escalada em alta montanha.

Durante as duas edi√ß√Ķes dos Congressos de Trekking do Gear Tips apresentamos diversas¬†palestras sobre alta montanha, elas est√£o¬†dispon√≠veis no site do Gear Tips Plus¬†‚Äď conte√ļdo on demand de qualidade que pode ser assistido pelos membros do Gear Tips Club, em qualquer lugar, a qualquer hora!

1. Comece gradualmente, n√£o pule etapas

Antes de tentar uma alta montanha voc√™ dever ter uma experi√™ncia m√≠nima nas principais montanhas brasileiras. O ideal √© que voc√™ j√° tenha feito v√°rias trilhas e travessias cl√°ssicas como a Serra Fina, Marins ‚Äď Itaguar√© ou a Petr√≥polis ‚Äď Teres√≥polis, por exemplo. Essa etapa inicial vai lhe dar um conhecimento b√°sico sobre o montanhismo. O cen√°rio no Brasil √© muito diferente daquele que voc√™ encontrar√° em uma alta montanha. Fatores como a neve, gelo e a redu√ß√£o do oxig√™nio n√£o podem ser simulados nas nossas montanhas, mas mesmo assim √© fundamental que voc√™ n√£o pule essa etapa inicial e fa√ßa as principais montanhas e travessias do Brasil para ganhar experi√™ncia pr√°tica.

Um trekking de altitude pode ser uma op√ß√£o interessante para voc√™ experimentar altitudes acima daquelas que encontramos no nosso pa√≠s. Esses trekkings seriam atividades intermedi√°rias, ficando entre as montanhas que temos no Brasil e as altas montanhas propriamente ditas. Trilhas como Salkantay, a Trilha Inca e o Circuito Huayhuash, no Peru; ou alguns vulc√Ķes menores no sul do Chile s√£o boas op√ß√Ķes para quem deseja fazer alguma atividade em altitude antes de encarar uma alta montanha pra valer. Essas trilhas podem servir como base para voc√™ entender um pouco mais sobre as expedi√ß√Ķes, log√≠stica de acampamentos, equipamentos, experimentar altitudes acima dos 3000 metros, etc. Elas n√£o podem ser chamadas de ‚Äúalta montanha‚ÄĚ, elas s√£o trekkings em altitude, e s√£o experi√™ncias bem diferentes daquelas que temos ao escalar uma alta montanha, mas ainda assim possuem o seu valor como instrumento de aprendizado na escola do montanhismo.

N√£o comece escalando uma montanha muito alta ou muito t√©cnica. Lembre-se que voc√™ n√£o sabe ao certo como seu corpo ir√° reagir naquele ambiente, portanto come√ßar por uma montanha mais baixa e menos t√©cnica √© uma √≥tima ideia. O Kilimanjaro (5885m), na √Āfrica, √© uma boa op√ß√£o. Tamb√©m temos montanhas aqui na Am√©rica do Sul, em pa√≠ses como Peru, Bol√≠via, Chile e Argentina. O cerro Plomo (5424m ‚Äď Chile), Cerro Plata (5943m ‚Äď Argentina), Cerro Acotango (6052m ‚Äď Bol√≠via) e o Huayna Potosi (6088m ‚Äď Bol√≠via) s√£o algumas montanhas comuns para quem deseja come√ßar no mundo da alta montanha.

Quinhentos metros verticais n√£o s√£o muita coisa aqui no Brasil, mas em um ambiente de altitude quanto mais subimos mais rarefeito o ar fica, e consequentemente mais dif√≠cil fica o esfor√ßo f√≠sico. Portanto, n√£o pense em come√ßar por montanhas altas demais, como o Aconc√°gua (6962m ‚Äď Argentina). Comece gradualmente, assim voc√™ ter√° mais chances de atingir os cumes das montanhas.

A escalada em alta montanha é uma atividade exigente do ponto de vista do condicionamento físico, é fundamental que você faça uma avaliação pessoal para entender se esse esporte é realmente para você. Sempre consulte seu médico antes de ir para um ambiente de altitude.

2. As principais diferenças do montanhismo em alta montanha

Caminhar em uma montanha brasileira é muito diferente de caminhar na neve em uma alta montanha. Tanto pela neve em si, quanto pela mobilidade reduzida da bota dupla. Incialmente, esses dois pontos somados ao grau de inclinação da rota, já farão com que o esforço físico seja maior do que aquele que você faria normalmente em muitas montanhas brasileiras. E tudo isso vai acontecer em um ambiente de altitude, com o ar rarefeito.

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A temperatura negativa, as mudanças climáticas, o vento, o ar rarefeito, a aclimatação e as longas horas de caminhada fazem da atividade em alta montanha uma experiência muito diferente do montanhismo no Brasil. Além disso, o montanhismo em altitudes elevadas conta com equipamentos e técnicas específicas que vão desde o modo como caminhamos até técnicas de resgate em gretas, progressão em glaciares, avaliação de avalanches, etc. Essas são apenas algumas das diferenças, por isso é importante que você evolua gradualmente e aprenda cada detalhe ao longo desse processo.

3. Preparação física e mental

A alta montanha traz dois desafios para o montanhista: o físico e o mental. Aspectos que trabalham juntos para que a escalada seja bem sucedida.

A escassez de oxigênio, a neve e a inclinação exigem um certo nível de condicionamento do corpo, ter um bom preparo cardiorrespiratório é fundamental para escalar em altitude. Não adianta fazer somente trilhas, é importante manter uma rotina de exercícios bem planejada e com acompanhamento profissional.

Mas n√£o √© somente o corpo que deve ser trabalhado, a mente tamb√©m tem um papel fundamental na escalada em alta montanha. Voc√™ caminhar√° por horas, durante o dia ou a noite, e em muitos momentos estar√° sozinho com voc√™ mesmo (por mais que existam outros montanhistas ao seu redor). O barulho da neve a cada passo, as rajadas de vento frio, o controle da respira√ß√£o, o movimento de cada perna, a luz da sua lanterna de cabe√ßa iluminando uma imensid√£o branca ao seu redor‚Ķ Cada passo √© mais lento, tudo √© mais devagar. Por mais que voc√™ olhe e o cume esteja ‚Äúlogo ali‚ÄĚ, ainda ser√£o horas de caminhada montanha acima. Voc√™ precisa fazer com que a sua mente se adapte a este tempo diferente, n√£o d√° pra correr l√° em cima, voc√™ precisa ter paci√™ncia e concentra√ß√£o.

O ataque ao cume, ou seja, o trecho final da escalada entre o √ļltimo acampamento na montanha e o cume, costuma ser um trecho longo e desafiador. Normalmente √© neste ponto da escalada onde o seu condicionamento f√≠sico, mental e a sua aclimata√ß√£o ser√£o cobrados com mais intensidade.

4. O ar rarefeito e o processo de aclimatação

O processo de aclimata√ß√£o, ou seja, a adapta√ß√£o do nosso corpo ao ambiente com uma disponibilidade menor de oxig√™nio, √© crucial para o sucesso de uma escalada em altitude. A redu√ß√£o dos n√≠veis de oxig√™nio gera uma s√©rie de problemas no nosso organismo, dentre eles sonol√™ncia, cansa√ßo, fraqueza, problemas no trato intestinal, dores de cabe√ßa, n√°useas, v√īmitos, diarreia, entre outros. Al√©m disso, uma aclimata√ß√£o mal feita pode resultar em problemas muito mais graves, como os edemas pulmonares e cerebrais. Todos esses problemas fazem parte do chamado ‚Äúmal da altitude‚ÄĚ, tamb√©m conhecido como ‚Äúsoroche‚ÄĚ na regi√£o dos Andes.

A aclimatação é algo muito pessoal, ou seja, algumas pessoas aclimatam com mais facilidade do que outras. Não existe uma regra universal para determinar como uma pessoa vai reagir a altitude. Algumas pessoas podem passar mal mesmo em altitudes mais baixas, como 2500 metros, por exemplo. Já outras começam a sentir os efeitos em altitudes maiores. Isso significa que você terá que se expor a altitude para saber realmente como seu corpo reage, por isso é fundamental começar gradualmente.

As experi√™ncias anteriores em alta montanha n√£o s√£o medidores precisos para determinar se uma pessoa vai, ou n√£o, se adaptar rapidamente a altitude numa pr√≥xima escalada. Por mais que algu√©m tenha se aclimatado bem no passado n√£o quer dizer que a mesma coisa ir√° acontecer em todas as escaladas que esta pessoa fizer. √Č importante respeitar o tempo de aclimata√ß√£o individual, avaliar o condicionamento pessoal de cada um e a adapta√ß√£o do corpo ao processo.

Algumas regras são fundamentais para facilitar a aclimatação:

‚Äď Escalar montanhas menores e mais f√°ceis antes do objetivo principal da expedi√ß√£o;
‚Äď N√£o subir r√°pido demais ou alto demais;
‚Äď Escalar durante o dia e descer para dormir em um acampamento mais baixo durante a noite;
‚Äď Se hidratar bem (3 a 5 litros de l√≠quidos por dia);
‚Äď Se alimentar e descansar bem;
‚Äď Evitar a ingest√£o de bebidas alc√≥olicas;
‚Äď Observar os sinais do organismo e se medicar corretamente quando necess√°rio;
‚Äď N√£o usar rem√©dios que d√£o o sono (como antial√©rgicos, sedativos ou rem√©dios para dormir).

Algumas doen√ßas cr√īnicas podem ser ainda mais perigosas na altitude. No Gear Tips Plus n√≥s temos uma¬†palestra sobre Fisiologia de Alta Montanha¬†apresentada pela Maria Fernanda May, m√©dica e montanhista. Nesta palestra ela aborda v√°rios detalhes da fisiologia de Alta Montanha, um conte√ļdo recomendado para que tem interesse neste assunto.

5. Você não precisa comprar todos os equipamentos

A escalada em alta montanha n√£o √© um esporte barato, tanto pelas viagens internacionais e custos das expedi√ß√Ķes quanto pelos equipamentos espec√≠ficos. A boa not√≠cia √© que voc√™ n√£o precisa comprar todos os equipamentos que ir√° usar nas suas primeiras escaladas. Alguns equipamentos para alta montanha s√£o espec√≠ficos, como as botas duplas, crampons ou piolets, mas outros s√£o os mesmos que voc√™ j√° usa aqui no Brasil, principalmente se estivermos falando dos equipamentos usados na aproxima√ß√£o.

Ao invés de gastar dinheiro comprando esses equipamentos técnicos que você não vai usar aqui no Brasil é melhor alugar todos eles no seu destino. Isso poupa dinheiro duas vezes, uma vez na aquisição do item e outra no despacho da sua bagagem no aeroporto. Algumas agências oferecem o aluguel de botas, crampons, piolets, jaquetas de pluma, sacos de dormir, etc. Verifique esta possibilidade ao contratar os serviços de uma agência ou guia local. Com o passar do tempo e a sua evolução, você pode comprar os itens que achar necessário.

Dica extra: uma ótima maneira para economizar algum dinheiro é comprar equipamentos usados, procure tanto aqui no Brasil quanto nos países onde você for escalar. Na comunidade do Gear Tips Club no Discord os membros do Club podem anunciar seus equipamentos usados para outros integrantes, bem como comprar os equipamentos anunciados por outras pessoas.

6. Escolha uma boa agência ou guia de montanha local

As altas montanhas são muito diferentes das montanhas brasileiras, então, por mais que você tenha experiência aqui no Brasil, o ideal é começar usando os serviços de uma agência ou guia de montanha especializados. Não vá sozinho para a sua primeira escalada em alta montanha.

Ao contratar uma agência ou guia local verifique como essa empresa planeja o processo de aclimatação e qual é a duração total da atividade. Mesmo nas montanhas mais altas aqui no Brasil nós não temos um efeito perceptível do ar rarefeito, ao menos para a maioria das pessoas. Isso faz com que o nosso corpo precise de um tempo maior e um processo de aclimatação bem planejado para se adaptar corretamente ao ambiente da alta montanha.

Em alguns pa√≠ses da Am√©rica do Sul as ag√™ncias n√£o d√£o tanta aten√ß√£o ao processo de aclimata√ß√£o, elas acabam focando em roteiros com dura√ß√£o mais curta e isso afeta diretamente a capacidade de aclimata√ß√£o das pessoas que n√£o est√£o acostumadas com essa redu√ß√£o do oxig√™nio. Portanto, para a sua primeira experi√™ncia opte por contratar ag√™ncias brasileiras que j√° atuam na montanha que voc√™ deseja escalar. Elas pensar√£o em um planejamento de aclimata√ß√£o voltado para a realidade do p√ļblico brasileiro. As ag√™ncias mais cuidadosas ir√£o te vender um pacote com mais de uma montanha, sendo cada uma delas um pouco mais alta e/ou t√©cnica do que a anterior. Assim voc√™ passa por um processo de aclimata√ß√£o gradual, com um planejamento melhor e com uma probabilidade maior de ter sucesso nestas montanhas.

Se mesmo assim você optar por contratar uma agência local procure fazer um planejamento gradual para a sua escalada, ou seja, se for possível escale montanhas menores e mais fáceis antes do seu objetivo principal. Isso ajudará muito no seu processo de aclimatação.

7. Pense em fazer um curso de escalada em gelo/alta montanha

Uma ótima ideia para quem realmente deseja entrar nesse mundo da altitude é fazer um curso de escala em gelo e alta montanha. Em cursos assim você irá aprender como lidar com equipamentos técnicos, bem como aprenderá as técnicas de progressão em gelo e neve, tanto caminhando quanto escalando uma parede mais vertical, além de muitas outras coisas. Normalmente você vai aprender as técnicas básicas durante a sua primeira experiência em alta montanha, mas se você deseja entrar para valer neste mundo o ideal é fazer um curso específico para aprender todos os detalhes desta variante do montanhismo.

8. Consuma conte√ļdo e informa√ß√Ķes sobre o montanhismo de altitude

Existem diversos livros, filmes e document√°rios onde voc√™ pode aprender mais um pouco sobre a escalada de alta montanha. No¬†Gear Tips Plus n√≥s temos uma s√©rie de palestras¬†que falam sobre aclimata√ß√£o, equipamentos, inicia√ß√£o em alta montanha e trekking em altitude ‚Äď entre outros assuntos. Estas palestras foram apresentadas por montanhistas e guias profissionais durante os Congressos de Trekking do Gear Tips e est√£o dispon√≠veis online para os s√≥cios do Club.

Obviamente, nenhum conte√ļdo substitui a experi√™ncia pr√°tica ou um bom curso presencial sobre alta montanha e escalada em gelo. Mas quanto mais conhecimento voc√™ acumular ‚Äď tanto pr√°tico, quanto te√≥rico ‚Äď maior ser√° a sua chance de sucesso nas suas escaladas.

9. Respeite os seus limites

O ambiente da alta montanha não tolera muitos erros. Estamos falando de um lugar diferente de tudo que estamos acostumados. Um lugar onde conhecimento técnico, prática, fatores físicos e psicológicos são fundamentais para uma escalada segura. Entender isso é o primeiro passo para ser um bom montanhista. Você precisa ser capaz de deixar de lado os gastos financeiros ou ego e reconhecer quando não dá mais para seguir escalando. Respeitar os seus limites é um aprendizado muito importante na alta montanha.

Pode acontecer na sua primeira alta montanha ou pode acontecer na sua décima escalada, não importa. O que realmente importa é entender que a montanha continuará lá e que você poderá voltar se tomar a decisão correta quando for necessário. Desistir não é uma vergonha, pelo contrário, é uma demonstração de inteligência.

Como voc√™ j√° deve ter ouvido, ou lido, ‚Äúo cume √© s√≥ a metade do caminho‚ÄĚ. Afinal de contas, n√£o adianta chegar l√° em cima e n√£o conseguir descer em seguran√ßa. Sempre tenha isso em mente nas suas escaladas futuras.

 

 

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