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Como calcular sua taxa de sudorese e porque isso é importante

Se você está interessado em adquirir uma boa rotina de hidratação ou se quiser entender as reais demandas do seu corpo por hidratação durante uma malhação, corrida ou atividade física, é essencial que você saiba qual é a sua taxa de sudorese e entenda o que isso significa.

√Č extremamente importante manter-se hidratado. Voc√™ √© composto por aproximadamente 60% de √°gua, que se espalha por todo o seu corpo e est√° presente em todas as fun√ß√Ķes corp√≥reas. Uma pessoa que n√£o est√° totalmente hidratada for√ßa o seu corpo a trabalhar em uma capacidade parcial, especialmente se estiver praticando uma atividade f√≠sica. A desidrata√ß√£o pode ocorrer a qualquer momento, por isso a hidrata√ß√£o √© especialmente importante e ben√©fica quando se pratica exerc√≠cios. Pesquisas demonstram que uma pequena desidrata√ß√£o j√° √© suficiente para causar efeitos negativos no desempenho atl√©tico e tamb√©m podem causar uma pr√©-disposi√ß√£o a sofrer insola√ß√£o por esfor√ßo f√≠sico.

A desidratação ocorre quando a perda de líquidos (através de suor, urina e respiração) é maior do que seu consumo (através de comidas e bebidas).

Uma maneira de se determinar o quanto você precisa beber enquanto pratica exercício é através do cálculo da taxa de sudorese. A taxa de sudorese é a quantidade de líquido que se perde através do suor durante a prática de uma atividade física. Além de ser um cálculo simples, pode ajudar você a atingir o seu melhor desempenho.

Para fazer um c√°lculo preciso da sua taxa de sudorese, siga o procedimento abaixo:

  • Fa√ßa um aquecimento at√© come√ßar a suar.
  • Se necess√°rio, urine.
  • Se pese em uma balan√ßa precisa (melhor se estiver sem roupas).
  • Fa√ßa exerc√≠cios durante um tempo espec√≠fico de tempo. O melhor √© que seja por uma hora, mas 30 minutos tamb√©m pode funcionar. Neste caso, basta multiplicar a sua taxa de sudorese final por dois, obtendo, assim, a sua taxa de sudorese por hora.
  • Beba uma quantidade espec√≠fica (me√ßa esse volume) de sua bebida preferida durante o exerc√≠cio.
  • N√£o urine durante a pr√°tica do exerc√≠cio.
  • Se pese novamente usando EXATAMENTE a mesma roupa que voc√™ usou na primeira pesagem.
  • Escreva os dados na tabela da √ļltima p√°gina.

 

C√°lculo da Taxa de Sudorese:
Esse cálculo funciona melhor se estiver em quilogramas (kg) e milímetros (ml).

 

A. Peso antes do exercício                      [lb/2.2 = kg]
B. Peso depois do exercício                      [lb/2.2 = kg]
C. Diferença de Peso                      gramas [kg x 1000 = g]
(A-B)
D. Volume de líquido consumido                      ml [oz x 30 = ml]
E. Perda de Suor                      ml [oz x 30 = ml]
(C + D)
F. Duração do Exercício                      [min. ou horas]
G. Taxa de Sudorese                      [ml/min or mL/hr]
(E/F)

 

Para converter a sua Taxa de Sudorese (G) de volta para onças (oz): G/30 = oz.

O n√ļmero final (G) √© a sua taxa de sudorese ou a quantidade de l√≠quido que voc√™ perdeu atrav√©s da transpira√ß√£o durante uma quantidade determinada de exerc√≠cios (em geral, √© expressa em termos de uma hora). Isso ajuda a determinar a quantidade de l√≠quido que se deve beber durante e depois dos exerc√≠cios.

Lembre-se dos pontos-chave abaixo:

  • A taxa de sudorese geralmente aumenta depois de 10 a 14 dias de exposi√ß√£o ao calor, ent√£o ela deve ser recalculada depois dessa aclimata√ß√£o.
  • Homens e pessoas em forma geralmente apresentam uma taxa de sudorese mais alta.
  • A temperatura influencia a taxa de sudorese, ent√£o o c√°lculo deve ser realizado considerando distintos ambientes (inverno vs. ver√£o ou lugares quentes vs. lugares frios).
  • Quando come√ßar a praticar um exerc√≠cio no calor, seu corpo perder√° mais s√≥dio atrav√©s da transpira√ß√£o, ent√£o voc√™ deve aumentar um pouco a quantidade de s√≥dio na sua dieta at√© se adaptar ao local (depois de 10 a 14 dias).

Veja aqui a Planilha de Cálculo da Taxa de Sudorese feita pelo Instituto Korey Stringer.

 

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