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Checklist para Corrida de Montanha

Neste artigo trago um checklist que pode lhe ajudar a se preparar para um treino de montanha mais longo, especialmente se você está começando a se aventurar na corrida de montanha e em treinos de mais longa duração. Uma mochila de ataque ou mochila de hidratação deverá comportar tudo o que você necessita com facilidade.

Recomendo que voc√™ sempre tenha esses itens com voc√™, mesmo que seja um belo dia de sol e que voc√™ esteja planejando um treino de poucas horas. Eventualidades podem acontecer a qualquer momento (se perder, torcer o p√©, trilha fechada), e as condi√ß√Ķes clim√°ticas podem mudar repentinamente mesmo que voc√™ tenha acompanhado a previs√£o do tempo. O peso dos itens abaixo n√£o ser√° t√£o significativo a ponto de interferir com os seus treinos, mas poder√° fazer muita diferen√ßa para garantir a sua seguran√ßa caso algum imprevisto ocorra durante o percurso.

‚úď Informar algu√©m sobre o seu itiner√°rio e hora estimada de retorno
‚úst Mochila de hidrata√ß√£o ou ataque
‚úď Documento
‚úď Dinheiro trocado
‚úď Celular (carregado) 1
‚úď Mapa/b√ļssola e/ou indica√ß√Ķes da trilha2
‚úď √Āgua 3
‚úď Alimento 4
‚úď Headlamp 5
‚úď Anorak (imperme√°vel e respir√°vel)
‚úď Kit PS (com purificador de √°gua, manta t√©rmica e apito)¬†
‚úď √ďculos de sol/√≥culos de prote√ß√£o6
‚úď Protetor solar
‚úď Protetor labial
‚úď Bon√© / gorro / bandana
‚úď Camada de roupa adicional e luvas, no inverno
‚úď Bolsa estanque para celular e headlamp em caso de possibilidade de chuva
‚úď Bast√Ķes de corrida

Observa√ß√Ķes:

1 Deixe o celular em modo avião durante o treino para preservar a bateria. Caso esteja utilizando algum aplicativo de treino ou navegação, considere levar um powerbank.

2 Obtenha o m√°ximo de informa√ß√Ķes sobre a trilha, especialmente quando voc√™ ainda n√£o conhece bem o local. N√£o confie exclusivamente em aplicativos de navega√ß√£o e roteiros mapeados por terceiros, eles podem estar incorretos. Leve as refer√™ncias escritas em um papel. Procure se informar se h√° acesso a sinal de celular e em quais pontos da trilha com anteced√™ncia.

3 Mesmo que água possa ser encontrada com facilidade no percurso, sempre tenha um pouco de água no seu reservatório e planeje ter água adicional (além do seu consumo médio) para eventualidades, como uma fonte de água estar seca ou contaminada.

4 Tenha alimento suficiente para o treino e algum alimento extra para eventualidades. No inverno tenha alimentos mais calóricos e considere levar uma quantidade adicional.

5 Verifique a condi√ß√£o das pilhas/bateria antes de cada treino; considere levar pilhas/bateria extras em caso de d√ļvida.

6 Mesmo em dias sem sol e em trilhas mais fechadas considere utilizar √≥culos de prote√ß√£o para evitar les√Ķes nos olhos. Muitos √≥culos de sol possuem lentes que podem ser trocadas, e lentes de tonalidade mais clara protegem os olhos tanto contra les√Ķes f√≠sicas mas tamb√©m contra raios UV (especialmente em altitudes mais elevadas).

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Samanta Chu

Representante no Brasil e instrutora da Wilderness Medical Associates International (WMAI Brasil), ministra cursos no Brasil e no exterior desde 2011. Possui forma√ß√£o de T√©cnico de Emerg√™ncias M√©dicas para √Āreas Remotas (WEMT ‚Äď EUA), √© membro benfeitor do Grupo de Resgate em Montanha (Joinville, SC) e guia profissional conduzindo grupos em atividades outdoor diversas desde 2007.

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