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Benefícios da Banana no pré treino de Corrida

O tema da alimentação antes e depois das corridas é sempre rodeado de mitos. Por isso, é importante saber como se comportam os nutrientes que os alimentos aportam para nosso corpo, e isso depende do nosso estado físico. Nesse artigo explicaremos os benefícios da banana no pré treino de corrida.

Esse artigo trata da importância do consumo de frutas, especialmente a banana. Para quem não sabe a banana é uma das melhores frutas energéticas e recuperadoras. Ela aporta uma quantidade fundamental de nutrientes e vitaminas. É um excelente alimento tanto para corredores como para os outros atletas.

Porque a banana no pré treino de corrida?

As bananas são como as barras de cereais, porém de fontes naturais. Elas tem uma quantidade essencial de hidratos de carbono de fácil absorção e potássio, que ajudam a manter a função muscular em nossos organismos.

Como o corpo não armazena o potássio por tanto tempo quem escolhe comer uma banana antes do treino de corrida mantém os níveis nutricionais elevados. A banana é muito recomendável principalmente para corredores que treinam de manhã. Nesses casos, o consumo da banana pode ser feito em forma de vitamina, batida com iogurte ou leite e consumido meia hora antes do treino.

Banana verde ou banana madura?

  • Banana Verde:

A banana verde tem 80% de amido e apenas uns 8% de sacarose. Ou seja: os nutrientes que uma banana pode trazer são do tipo molecular polissacarídeos, um tipo de glucosa que garante a liberação de energia de forma frequente para nossa corrente sanguínea.

  • Banana madura:

Fazendo um comparativo podemos dizer que a banana madura contêm até 90% de sacarose e apenas 7% de amido. A sacarose, por sua vez, é formada por uma molécula que contém glicose, por isso a absorção no sangue é muito mais rápida e isso produz mais impacto na glicemia. A variação de nutrientes pode mudar de acordo com o estado da banana (mais ou menos madura).

Dependendo dos nutrientes que o corredor precisa obter é que será possível saber se a escolha deve ser pela banana verde ou madura, ou seja, depende de que tipo de treino de corrida irá fazer.

A banana trará energia para o atleta durante o treino. O recomendável é ingerir esse alimento até 30 minutos antes de começar as atividades da sua rotina de corrida. Quem optar por essa rotina terá mais resistência e o consumo da banana irá ajudar a reduzir as debilidades durante a corrida.

Benefícios da banana

  • Contém energia necessária para um pré treino;
  • Melhora a resistência e o rendimento físico;
  • É um alimento totalmente natural, fácil de comprar e saudável;
  • Contém potássio, vitaminas B6 e fibras.

A banana é considerada uma fruta fitness porque é uma boa opção para qualquer pessoa que realiza treinamentos. Para quem pratica corrida ela pode ser o alimento ideal para o pré treino.

Propriedades nutricionais da banana (100g)

 

  • Gordura: 0.27g
  • Calorias: 95 kcal
  • Sódio 1mg
  • Colesterol: 0mg
  • Fibras: 2,55g
  • Carboidratos: 20,80g
  • Açúcar: 17,57g
  • Proteínas: 1,06g
  •  Vitaminas: A, B e C
  • Cálcio: 7,30mg
  • Ferro: 0,59mg.

 

 

Viu só?  A banana é sem sombra de dúvidas uma das melhores opções para o pré treino de corrida!

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