Menu Filtro

Agentes de desinfecção da água

Existem diferentes tipos de métodos para a desinfecção da água para consumo humano, alguns químicos e outros físicos. Iremos listar abaixo alguns deles e suas características:

Ebulição

É um dos processos físicos mais antigos e eficazes para esterilização da água. Sua utilização, entretanto, demanda tempo e a disponibilidade de fontes de energia, tais como combustível, madeira ou eletricidade.  A ebulição também tem sua ação limitada e merece atenção a alguns detalhes, considerando que os agentes patogênicos presentes na água têm sensibilidades diferentes ao calor, nem todos são destruídos no mesmo tempo. Como raramente sabemos que tipo de germe a água contém, um tempo maior de ebulição deve ser considerado para a eliminação dos microorganismos mais resistentes. Apesar de sua eficácia, esses e outros aspectos fazem da ebulição um método ultrapassado e pouco conveniente.

Radiação Ultra-violeta

A luz ultravioleta tem sido usada para a redução de microrganismos de áreas de processamento, laboratórios e em plásticos para embalagem de leite. O processo físico de desinfecção por exposição à radiação UV é capaz de inativar quase todos os microrganismos encontrados na água, principalmente bactérias coliformes. Sua utilização, entretanto, vem sendo questionada, pois atua somente à nível superficial, sua eficiência decresce com o tempo de utilização da lâmpada e pela não manutenção residual, o que permite futuras contaminações da água.

Ozônio

O ozônio (O3), uma forma alotrópica do oxigênio, não apresenta odor peculiar. É muito volátil e pouco solúvel em água, sendo também pouco estável. Como vantagens de sua utilização na desinfecção de água, destacam-se sua rápida ação sobre bactérias, a redução de problemas complexos de sabor, odor e cor e, principalmente, a não existência de riscos à saúde humana em casos de doses excessivas. Como empecilhos, entretanto, podem ser citados o fato de ser um gás venenoso que não apresenta odor ou cor perceptível, não apresentar ação sanificante posterior, além dos custos operacionais, onde se incluem energia elétrica, instalações etc.

Iodo

O iodo é um halogênio de vida útil mais longa. Por razões históricas, foi utilizado pela primeira vez pelos exércitos britânico e americano e, ainda hoje, encontram-se comprimidos de iodo naqueles países. A grande desvantagem desse agente desinfetante é o seu sabor desagradável, além do fato de que a ingestão de iodo durante várias semanas pode causar hipertireoidismo. No caso de sua utilização, recomenda-se remover o excesso de iodo com um filtro de carvão ativado, o que torna a opção menos conveniente.

Prata

Prata, ou melhor, íon de prata é um dos mais antigos métodos para desativação de bactérias. Ela atua lentamente, o que faz com que o seu desempenho de longo prazo seja excelente, impedindo o crescimento de novos germes. Produtos à base de prata têm sido usados com sucesso no armazenamento de água para atividades externas como camping, em barcos e também em programas de defesa civil e em situações de desastre.

Cloro

Entre os agentes de desinfecção, também chamados de desinfetantes, o mais empregado na purificação da água é o CLORO. Assim como o iodo, este é um dos elementos químicos da família dos halogênios e, sua forma elementar, é um gás esverdeado.

Haja visto que o cloro é a opção mais barata entre os agentes químicos de desinfecção, o seu uso tem contribuído para o controle de doenças de origem hídrica e alimentar. Falando mais especificamente do Dicloro, tipo de cloro que é o princípio ativo do Clorin 1 (ler artigo anterior sobre diferenças entre higienizador de água líquido e em pastilhas), podemos citar que é um agente de desinfecção muito eficaz, com ação rápida e forma de uso prática. Sem oferecer riscos à saúde humana ou animal, ele elimina todos os microrganismos da água que causam doenças. Presente no mercado, o produto Clorin 1, de princípio ativo Dicloro, apresenta-se em pastilhas, em que cada pastilha purifica de 500ml a 1 litro de água, ideal para ser usado em campings e atividades externas onde haja necessidade de tratar a água coletada diretamente da natureza.

Publicação da Clorin, parceira do CamelBak Training Club.

There are no responses so far.

Clorin

Clorin

Clorin é uma linha completa e abrangente, com produtos para descontaminação de água, alimentos e superfícies. O produto Clorin 1mg, para descontaminação de 500 ml a 1 litro de água cada pastilha, possui ação germicida e é indicado em ocasiões onde haja indisponibilidade de água tratada ou falta de confiança na procedência da água utilizada para torna-la potável para consumo humano. É ideal para o uso em camping, ecoturismo, caminhadas e atividades náuticas, militares e esportivas ao ar livre. Seu uso previne o risco de se contrair as doenças transmitidas por águas contaminadas.

Patrocínio

Apoio