Menu Filtro

A influência da hidratação na temperatura corporal

A prática de exercícios causa uma elevação na temperatura corporal, que pode ser ainda mais acentuada se estiver também associada à desidratação e ao calor.

Ao rever estudos que comparam o aumento da temperatura corporal com as mudanças na perda de massa corporal durante a prática de exercícios no calor, observou-se que há um aumento na temperatura de 0.22°C (.4°F) para cada 1% de mudança na perda de massa corporal. Um atleta que está 2% mais desidratado do que seu adversário estará aproximadamente 1°F mais quente; e quanto mais elevada a temperatura corporal, maior é o prejuízo ao rendimento.

Questões Práticas

Evidências indicam que, ao praticar exercícios com uma certa intensidade, a desidratação causa um aumento da temperatura do organismo e, portanto, pode-se dizer que a hidratação pode ajudar a reduzir o risco de hipertermia por esforço.

Uma boa hidratação durante a prática da atividade também ajudará a atenuar o aumento da temperatura do organismo durante o exercício.

Esportes que utilizam equipamento de proteção, como o futebol americano, devem garantir que haja paradas frequentes para hidratação durante os treinos, pois já foi provado que equipamentos afetam a maneira como o calor do corpo é dissipado durante a prática de exercícios.

Leia o estudo do Instituto Korey Stringer (KSI, na sigla em inglês) sobre “A Influência da Hidratação na Temperatura Corporal”.

There are no responses so far.

CamelBak Trainning Club

CamelBak Trainning Club

Patrocínio

Apoio