A influência da hidratação na temperatura corporal
A prática de exercícios causa uma elevação na temperatura corporal, que pode ser ainda mais acentuada se estiver também associada à desidratação e ao calor.
Ao rever estudos que comparam o aumento da temperatura corporal com as mudanças na perda de massa corporal durante a prática de exercícios no calor, observou-se que há um aumento na temperatura de 0.22°C (.4°F) para cada 1% de mudança na perda de massa corporal. Um atleta que está 2% mais desidratado do que seu adversário estará aproximadamente 1°F mais quente; e quanto mais elevada a temperatura corporal, maior é o prejuízo ao rendimento.
Questões Práticas
Evidências indicam que, ao praticar exercícios com uma certa intensidade, a desidratação causa um aumento da temperatura do organismo e, portanto, pode-se dizer que a hidratação pode ajudar a reduzir o risco de hipertermia por esforço.
Uma boa hidratação durante a prática da atividade também ajudará a atenuar o aumento da temperatura do organismo durante o exercício.
Esportes que utilizam equipamento de proteção, como o futebol americano, devem garantir que haja paradas frequentes para hidratação durante os treinos, pois já foi provado que equipamentos afetam a maneira como o calor do corpo é dissipado durante a prática de exercícios.
Leia o estudo do Instituto Korey Stringer (KSI, na sigla em inglês) sobre “A Influência da Hidratação na Temperatura Corporal”.
There are no responses so far.