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A influência da hidratação em exercícios anaeróbicos

O seu desempenho em exercícios anaeróbicos, que são aqueles de alta intensidade e que duram de 30 a 120 segundos, pode ser consideravelmente prejudicado com um pequeno nível de desidratação.

Através da análise de cinco pesquisas que avaliam com precisão a resistência muscular anaeróbica, verificou-se que um nível de 3 a 4% de desidratação reduz a resistência muscular anaeróbica em uma estimativa de 10%.

Uma redução da massa corporal de 3 a 4% pode ocorrer ao praticar exercícios de 60 a 90 minutos de duração, principalmente em atletas que iniciam a prática já desidratados ou se houver fatores externos adicionais influenciando a taxa de sudorese (temperatura do ambiente, equipamento ou roupas de proteção etc.).

Questões Práticas

Antes de uma competição, malhação ou treinamento de condicionamento físico, certifique-se de estar hidratado adequadamente para maximizar a performance anaeróbica durante a atividade.

Uma hidratação adequada durante a atividade ajudará a evitar os efeitos adicionais da desidratação na diminuição do desempenho da resistência muscular anaeróbica.

Atletas que praticam esportes como futebol, hóquei no gelo, luta livre e rugby devem se hidratar adequadamente para minimizar a perda da resistência muscular anaeróbica durante a atividade.

Leia o estudo do Instituto Korey Stringer: “The Influence of Hydration on Anaerobic Exercise” (A Influência da Hidratação em Exercícios Anaeróbicos – tradução livre).

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