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A importância do sódio nas pedaladas

O sal não serve apenas para acentuar o gosto da comida, o sódio presente no sal de cozinha participa de diversas funções muito importantes do organismo. Além de manter o equilíbrio de líquidos dentro e fora das células, ele participa das transmissões nervosas no cérebro e no corpo e da contração muscular.

Apesar das diretrizes sobre o consumo de sal da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicarem 5g por dia, sendo 2g de sódio, as necessidades do ciclista são tão pessoais quanto ao estilo do pedal. A transpiração gerada durante o treino tem ligação direta com o quanto de sódio deve ser ingerido, pois junto com a água, no suor são perdidos minerais importantes para as funções vitais, como magnésio, fósforo, potássio, cloro e principalmente o sódio.

Quando o sódio fica muito reduzido, o que pode ser gerado pela ingestão excessiva de água, o organismo entra no estado de hiponatremia, que pode resultar dificuldade de contração muscular gerando desde cãibras até tonturas e palpitações.

Para evitar esse efeito, o ideal é controlar o consumo tanto de água quanto de sais, que pode ser feito por meio da ingestão de bebidas esportivas como o Exceed Sport Drink  ou a união de 1L à 1,5L de água por hora com cápsulas de sal como o Exceed Extra Salts.

Isabela Pinheiro é nutricionista da Advanced Nutrition. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Fluminense (UFF), Pós Graduada em Nutrição Funcional pelo Instituto Valéria Paschoal de Ensino (VP Consultoria).

Publicação da Exceed, parceira do CamelBak Training Club.

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