Menu Filtro

A import√Ęncia do conhecimento – parte II

Dando continuidade à reflexão iniciada no artigo passado (leia aqui), se por acaso você já se deparou com uma pessoa passando dificuldades na trilha e não sabia como agir, se não sabia avaliar se a condição da pessoa era séria ou não, e se não tinha ideia do que fazer, eu recomendo que você busque mais informação e uma capacitação adequada. Afinal, conhecimento nunca é demais, e quanto mais bagagem você possuir (não apenas de primeiros socorros mas também de nutrição, condicionamento físico, orientação e navegação, etc.) mais seguro você estará nas montanhas e melhor será a sua performance.

Abaixo explico as diferen√ßas entre os n√≠veis de treinamento que a Wilderness Medical Associates International (WMAI) ministra, e para qual p√ļblico cada treinamento se destina. Caso voc√™ se interesse em fazer um curso, recomendo que voc√™ fa√ßa uma pesquisa de mercado e procure um treinamento com uma boa reputa√ß√£o e refer√™ncias.

Os treinamentos de primeiros socorros para √°reas remotas vieram do exterior e voc√™ frequentemente ir√° se deparar com os termos ‚Äúwilderness‚ÄĚ, que seria o equivalente a ‚Äú√°reas remotas‚ÄĚ, e ‚Äúfirst aid‚ÄĚ, que significa primeiros socorros.

H√° 3 principais n√≠veis de treinamento para pessoas que n√£o s√£o da √°rea de sa√ļde:

– WFA – Wilderness First Aid (Primeiros Socorros de √Āreas Remotas)
Carga horária: 16h de treinamento (outros provedores oferecem até 20h).
Objetivo: uma introdu√ß√£o aos primeiros socorros de √°reas remotas, com foco na identifica√ß√£o e administra√ß√£o de problemas imediatos e suporte b√°sico de vida (interven√ß√Ķes que ajudam a manter a vida como parar um sangramento ou respira√ß√£o boca-a-boca), e preven√ß√£o. Boa parte do conhecimento √© transmitida atrav√©s de cen√°rios de avalia√ß√£o de paciente e discuss√Ķes em grupo.
P√ļblico: para quem pratica corridas de curta dura√ß√£o (algumas horas), e provas com infraestrutura em locais de f√°cil acesso

– WAFA – Wilderness Advanced First Aid (Primeiros Socorros de √Āreas Remotas Avan√ßado)
Carga hor√°ria: 40h de treinamento (outros provedores oferecem de 36 a 40h).
Objetivo: um treinamento mais aprofundado, que ensina a lidar com problemas a longo prazo e transmite confian√ßa na avalia√ß√£o de paciente e no processo de tomada de decis√£o em campo. Exploramos todos os conceitos com mais profundidade e muitas habilidades pr√°ticas com simulados (cen√°rios de acidente realistas, com m√ļltiplos pacientes e uma equipe de socorristas atuando em conjunto, que s√≥ terminam quando todos foram tratados e evacuados da cena). Discutimos profundamente quando e como evacuar pessoas, e abordamos m√©todos improvisados de remo√ß√£o (n√£o incluindo remo√ß√£o que necessite estabiliza√ß√£o da coluna).
P√ļblico: para quem pratica corridas de longa dura√ß√£o (> 24h) em locais remotos, com diversas horas de dist√Ęncia entre check points. Este curso ir√° lhe deixar confiante em ajudar pessoas mas tamb√©m ir√° lhe transmitir o conhecimento necess√°rio para evitar que voc√™ tenha problemas nos treinos e competi√ß√Ķes.

WFR – Wilderness First Responder (Primeiros Socorros de √Āreas Remotas Profissional)
Carga horária: 80h de capacitação (outros provedores oferecem 64 a 80h).
Objetivo: o mais elevado n√≠vel de treinamento de √°reas remotas para pessoas que n√£o atuam na √°rea de sa√ļde. Este curso vai al√©m do cuidado de uma pessoa e expande o curr√≠culo WAFA discutindo tamb√©m quest√Ķes log√≠sticas, gerenciamento de recursos, triagem, constru√ß√£o de macas improvisadas e desenvolve o pensamento cr√≠tico.

A maior parte dos corredores de montanha e ultramaratonistas que j√° conheci, se n√£o todos, possuem ‚Äúcausos” para compartilhar; pessoais ou de terceiros, pessoas perdidas, acidentadas, com altera√ß√Ķes de estado mental (delirando, confusas), incapazes de caminhar. Muitos desses problemas, reafirmo, s√£o problemas que pode ser evitados com bom preparo, planejamento e conhecimento. Muitos deles j√° abordados em artigos anteriores.

Costumamos pensar que ‚Äún√£o vai acontecer comigo‚ÄĚ, e contamos com a sorte e a ajuda dos anjinhos, quando podemos contar com a humildade e a busca por conhecimento. N√£o deixe o pr√≥ximo causo acontecer com voc√™.

Bons treinos!

* Para mais informa√ß√Ķes sobre os cursos da WMAI no Brasil visite www.wildmed.com.br

 

 

 

There are no responses so far.

Samanta Chu

Representante no Brasil e instrutora da Wilderness Medical Associates International (WMAI Brasil), ministra cursos no Brasil e no exterior desde 2011. Possui forma√ß√£o de T√©cnico de Emerg√™ncias M√©dicas para √Āreas Remotas (WEMT ‚Äď EUA), √© membro benfeitor do Grupo de Resgate em Montanha (Joinville, SC) e guia profissional conduzindo grupos em atividades outdoor diversas desde 2007.

Patrocínio

Apoio