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A Hidratação e o Desempenho Esportivo

A água é o elemento mais abundante e ignorado do corpo humano. Em realidade, especialistas consideram que apenas o oxigênio é mais essencial à vida do que a água e, mesmo assim, a maioria de nós não toma água o suficiente.

Independentemente de você estar apenas começando a malhar ou ser um grande atleta, temos algumas dicas que ajudarão a mostrar a importância da hidratação para o seu desempenho.

A importância de estar hidratado antes de você começar a malhar ou antes de um evento:

  • A Universidade Americana de Medicina do Esporte (ACSM, na sigla em inglês) recomenda beber de 400 a 600 ml duas horas antes de se exercitar para garantir uma hidratação adequada.
  • Aqueles atletas que já começam a atividade desidratados têm uma pior performance. Por que? Estar desidratado ao iniciar a prática de exercícios reduz a quantidade de líquido circulando na sua corrente sanguínea e chegando às células do corpo. Quando há menos líquido circulando por nosso corpo, o coração precisa trabalhar mais forte durante os exercícios, há um aumento na produção de calor e uma limitação na habilidade do seu corpo de se resfriar. O aumento da temperatura do corpo também afeta o desempenho mental.
  • De acordo com a ACSM, uma desidratação de mais de 2% do seu peso pode afetar significativamente a sua performance.
  • O ato de beber água promove a regulação da temperatura do seu corpo. Isso significa que você terá mais energia ao praticar exercícios. A água também tem o poder de levar mais energia aos seus músculos.

Por que é necessário permanecer hidratado durante os exercícios?

  • Em um estado de desidratação, seus músculos fadigam, estando sujeitos a câimbras.
  • A hidratação mantém seus batimentos cardíacos mais baixos e mais longos.
  • Isso ocorre tanto nas atividades aeróbicas, como nas de resistência; o desempenho piora na medida em que a desidratação aumenta e também quando a atividade ocorre no calor.
  • A hidratação faz com que a temperatura do seu corpo não aumente além do adequado. Na medida que você se exercita, seus músculos geram calor, que é dissipado através da transpiração; na medida que o suor evapora, ele resfria os tecidos. Uma vez que o suor é composto por aproximadamente 95% de água, para que a transpiração ocorra normalmente, é necessário água.
  • A água funciona como um lubrificante para os músculos e articulações, protegendo as articulações e permitindo a atuação adequada dos músculos.
  • Os músculos são formados por aproximadamente 70-75% de água, então é necessário manter um correto equilíbrio de água para que eles tenham o melhor desempenho possível.
  • Estudos com atletas demonstram que uma perda de 1% de líquido do corpo leva a uma perda de 2% de energia.

Mas não pare aí! Garanta a sua hidratação depois do exercício também!

  • Foi comprovado que uma hidratação adequada pode ajudar a prevenir dor nas costas e nas articulações em até 80% das pessoas que sofrem dessas dores.
  • Acorde! A desidratação é a principal causa para a lombeira sentida à tarde.
  • Quando você sente sede, você já está desidratado.
  • A pele que se mantem hidratada parece mais jovem; e a pele é o primeiro lugar a perder água.

A água é responsável por entregar os nutrientes que o corpo precisa – nunca fique sem!

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