A hidratação e a função imune
Não existe uma evidência incontestável que comprove ou refute o papel da hidratação no tratamento de resfriados, porém de acordo com opiniões profissionais atuais, é altamente recomendável manter uma hidratação adequada para prevenir e tratar resfriados.
A desidratação provoca um aumento no nível de cortisol, o que suprimi o sistema imune.
Considera-se que a desidratação seja um dos mecanismos possíveis que leve à disfunção imune em maratonistas.
Sabe-se que a desidratação diminui a taxa salivar e a imunoglobulina salivar A, que é uma das primeiras defesas da função imune à uma bactéria invasora.
Oberva-se que particulamente atletas de esportes de resistência, tais como maratonistas, triatletas e ultra maratonistas, estão expostos a um alto nível de risco de infecção do trato respiratório superior devido ao treinamento intenso. Portanto, é importante que esses atletas mantenham uma hidratação adequada durante o treinamento para evitar infecções.
Pontos-Chave de Aprendizado: Uma hidratação adequada durante a prática de exercícios mantém o sistema imune funcionando adequadamente e pode ajudar a prevenir riscos de infecção no trato respiratório superior.
Leia o estudo do Instituto Korey Stringer (KSI, na sigla em inglês): “Immune Fuction: Basic Considerations of Exercise and Hydration“, “Função Imune: Considerações Gerais sobre Exercícios e Hidratação” (tradução livre).
There are no responses so far.